18/02/2020 as 11:34

PARALISAÇÃO

Petrobras tenta conter greve com oferta de dinheiro para quem não aderir

O pagamento ocorrerá no dia 28 de fevereiro e um contracheque específico estará disponível no próximo dia 22

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Petrobras tenta conter greve com oferta de dinheiro para quem não aderir

No último ato dos trabalhadores da Petrobrás que estão em greve realizado em Sergipe, realizado na sexta-feira, 14, a coordenadora do Sindicato dos Petroleiros de Alagos e Sergipe (Sindipetro), Gilvani Santos, afirmou que cerca de 90 unidades já tinham aderido ao movimento. Essa é a maior greve dos servidores da estatal desde 1995. O que motivou os sindicatos ao início do manifesto foi o fechamento de uma fábrica de fertilizantes no Paraná, com a demissão de 396 funcionários concursados e 600 terceirzados. A Petrobrás agora tenta negociar com oferta de dinheiro para quem não aderir à paralisação. 

A greve dos funcionários da Petrobrás teve início no dia 1º de fevereiro, e já foi anunciado pela própria Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) sobre o risco de a greve afetar o abastecimento de combustíveis no país. 

A Petrobrás, por sua vez, está agora tentando conter a greve oferencendo pagamentos aos que continuarem com as atividades e não aderirem ao movimento. Em email interno obtido pela BBC News Brasil, a companhia anunciou uma antecipação do pagamento do prêmio por performance dos funcionários —que substitui o pagamento de participação nos lucros da empresa, extinto desde o ano passado.

"Em reconhecimento aos empregados que têm trabalhado para garantir a realização das atividades normais da companhia desde 1º de fevereiro, a Petrobras decidiu antecipar parte do pagamento do Prêmio por Performance (PPP) 2019", diz o comunicado interno.

No comunicado, a petroleira promete pagar 30% do valor total prometido pelo PPP a cada funcionário no dia 28 de fevereiro —três meses antes do previsto.

"O pagamento ocorrerá no dia 28 de fevereiro e um contracheque específico estará disponível no próximo dia 22. A quitação do PPP 2019 a todos os empregados elegíveis será paga no dia 29 de maio de 2020, após a deliberação da Assembleia Geral Ordinária, de acordo com as regras do programa e após a avaliação de cumprimento de metas e desempenho individual", afirma a empresa na mensagem interna.

|Fonte: Folha de São Paulo

||Foto: André Moreira