08/04/2020 as 08:03

Comércio

Semana Santa: venda de pescados terá regras

As tradicionais feiras de pescados que ocorrem anualmente no período da Semana Santa na área dos mercados, nos bairros Bugio e América estão liberadas para funcionar hoje, dia 8, nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As tradicionais feiras de pescados que ocorrem anualmente no período da Semana Santa na área dos mercados, nos bairros Bugio e América estão liberadas para funcionar hoje, dia 8, nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10. Mas, de acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, as feiras ocorrerão com novo formato, respeitando as regras de distanciamento social e higienização. Os detalhes foram passados durante uma transmissão ao vivo no perfil oficial da Prefeitura de Aracaju (@prefaracaju). 

O prefeito reforçou que serão montadas três feiras para comercialização de mariscos e pescados: a primeira na praça de eventos dos mercados, onde ocorre a festa do Forró Caju, nos dias 8, 9 e 10, com 58 bancas; a segunda no Bugio, na rua ao lado do CSU, nos dias 9 e 10, com 40 bancas; e a terceira no Bairro América, ao lado do mercado setorial, no dia 10, com 25 bancas.

“Aracaju tem uma tradição de durante a Semana Santa ir para essas feiras de pescados. Tendo em vista a importância para a economia da cidade, já que muitos dos comerciantes são pequenos pescadores, vamos permitir a realização das feiras, essas pessoas que pescam são pequenos e que aproveitam este momento para vender seus peixes e mariscos”, justificou. 

“Todas as feiras serão adequadas para manter o distanciamento social e para haver higienização. Teremos sistema de fila, com a presença de guardas municipais, agentes da SMTT e fiscais da Emsurb, que passarão por capacitação para o controle e atendimento de regras. Pedimos que as pessoas tenham paciência, pois não será mais possível aquela confraternização típica de feiras", informou Edvaldo, acrescentando ainda que a Guarda Municipal ajudará no controle e organização das pessoas. 

 

Auxílio emergencial

O gestor enfatizou também a realização do balanço do CadÚnico, que constatou o cadastramento de 66 mil pessoas e destacou que a gestão municipal já encaminhou os dados para o Governo Federal. Mas pediu que os taxistas, motoristas de aplicativos, ambulantes e demais profissionais que se enquadram, mas não estão no CadÚnico, baixem o aplicativo ou efetuem sua inscrição pelo site.  

"Em virtude do Governo Federal anunciar que a partir da próxima semana vai disponibilizar o auxílio de R$ 600, já enviamos os dados cadastrados no CadÚnico. Ainda assim, pedimos aos trabalhadores informais de Aracaju que não estão nessa base de dados que se cadastrem no aplicativo criado pelo Governo Federal”, declarou.

Para quem não conseguir fazer o cadastro, o prefeito comunicou que é possível procurar ajuda indo até um dos 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados por Aracaju. “Nosso objetivo é ajudar a todos os trabalhadores aracajuanos que estão sendo afetados por essa crise", declarou.

 

Central de Atendimento

Desde o dia 1º de abril, a Secretaria Municipal da Assistência Social disponibilizou uma linha telefônica exclusiva para orientar a população aracajuana sobre a concessão do benefício de R$ 600.

O número de atendimento da central é o (79) 3304-3535 e está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Fora do horário do expediente, as informações podem ser acessadas através do site e redes sociais da prefeitura.