03 de setembro de 2010 | Atualizada às 01h14m
/ Caderno B / Cidades /

Escândalo derruba o comandante da PM



Clique nas imagens para ampliar

Publicada: 10/09/2008

Texto: Antônio Carlos Garcia/Fotos: Heribaldo Martins

O coronel Alberto Magno Silvestre, 46 anos, é o novo comandante geral da Polícia Militar de Sergipe. Ele assume o cargo, hoje, às 19 horas, em solenidade no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no lugar do coronel Péricles Menezes que entregou o cargo, depois de ter sido acusado de invadir, com cerca de 100 policiais militares, a chácara do comerciante Paulo César Silveira Santana, no Robalo, sábado à noite, à procura de sua filha de 16 anos, que teria sido seqüestrada. O coronel Péricles comunicou que deixaria o comando da PM ao secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, diante do desgaste do episódio. Ele não disse se o coronel foi orientado a pedir demissão ou saiu mesmo porque quis.

Ontem, o comerciante Paulo César Silveira disse que “quer proteção de vida, mas não pode ser da Polícia Militar. E que se for preciso vai até ao Ministério da Justiça para reclamar”. Ele se referia à postura do coronel Péricles Menezes que, com sua esposa, teria invadido a chácara. O então comandante não apresentou, segundo o comerciante, nenhum mandado judicial e depois de se certificar que sua filha não estava na chácara foi embora.

Na queixa prestada na Delegacia Plantonista, no final da tarde da segunda-feira, o comerciante diz que o coronel Péricles Menezes chegou à sua chácara alegando que a sua filha [a do coronel] havia sido seqüestrada “e que ele era o autor do seqüestro”. Disse, também, que “a violência foi tamanha que os policiais derrubaram o portão da entrada”, acrescentando que “não entende o porquê dos familiares estarem sendo perseguidos por policiais militares”.

Paulo César disse que os policiais, após terem invadido a chácara, apontaram armas para as cabeças dele e das demais pessoas que estavam no imóvel, perguntando pela filha do comandante. Ele negou que a garota estivesse por lá. O comerciante disse que o coronel estava abraçado com a esposa e acompanhou tudo calmamente. “Quando dissemos que a adolescente não estava aqui eles todos foram embora”, afirmou Paulo, frisando que os policiais não chegaram a procurá-la mais minuciosamente. “Eles nem vasculharam o interior da casa”, completou.

O comerciante não entende a postura do comandante, que poderia ter lhe procurado, como pai, para buscar informações a respeito da adolescente, que havia desaparecido desde a sexta-feira à noite. Isso porque essa não foi a primeira vez que a garota foi visitar o filho de Paulo César e uma viatura ostensiva da Polícia Militar ia buscá-la, junto com a mãe. “Ela já esteve aqui em casa [no bairro Atalaia] e eu nem sabia de quem a menina era filha. Assustei-me, um dia, quando vi uma viatura da Polícia Militar na minha porta. Foi aqui que eu soube que a menina era filha dele”, contou.

Além de ter prestado queixa na Delegacia Plantonista, o comerciante procurou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também o Ministério Público Estadual, onde prestou depoimento. Ele agora quer uma audiência com o governador Marcelo Déda, para denunciar o então comandante geral.

Festa

Toda essa confusão começou quando M., filha do coronel Péricles, foi impedida por ele de ir a uma festa de 15 anos em um condomínio na Aruana, disse Paulo César. Chateada, a menina saiu de casa na sexta-feira e no sábado foi para a festa. A partir daí existem desencontros: Paulo César afirma que soube por adolescentes amigos de seu filho e da filha do comandante, que a menina estava numa casa de uma tia. Ele não sabe se irmã do coronel ou da esposa dele.
A assessoria de imprensa da PM dá outra versão. O coronel Aguinaldo Ramos, chefe do setor de Comunicação Social da PM, disse que o coronel Péricles foi buscar a menina na região do Mosqueiro, não sabe informar exatamente em que local, o que contraria a história contada por Paulo César.

A PM também nega que tivessem ido diversas viaturas na chácara no Robalo, mas somente uma, com um tenente chamado Eron, que era oficial de dia, e fora designado pelo próprio comandante para averiguar a situação. Coronel Ramos também nega que a PM tenha derrubado o portão da chácara, mas disse que o ato foi cometido pela mulher do comandante geral que chegara antes dos policiais por achar que a filha dela estava no local. O oficial disse que os PMs não entraram na chácara como alega o comerciante, mas confirma que o coronel Péricles esteve no local.

Essa é a segunda vez que a PM sergipana se envolve em casos emblemáticos. Em julho passado, a PM fez uma grande operação para procurar um cão basset, chamado Pitoco, e que pertence ao filho do governador Marcelo Déda, PT, que havia fugido do Palácio de Veraneio. Até uma sindicância foi aberta para apurar o sumiço de Pitoco. Agora foi a vez do ex-comandante geral da PM ser acusado de usar estrutura da corporação para procurar sua filha adolescente que fugiu de casa como represália por ter sido proibida de ir a uma festa. E isso lhe custou o cargo.

Segurança nas eleições

Garantir a segurança durante as eleições e colocar a polícia nas ruas. Estes serão os primeiros atos do coronel Magno Silvestre, quando for comandante geral da Polícia Militar, substituindo o coronel Péricles Menezes. Com 25 anos na PM, ele disse que agora realiza um sonho profissional.

O coronel Magno foi convidado ontem pela manhã pelo próprio governador Marcelo Déda, PT. “Ele me telefonou perguntando se eu aceitaria o cargo e eu aceitei”, contou o oficial, que até às 15 horas de ontem, não tinha definido quem seria o seu sub-comandante. Ele também procurava um substituto para chefiar a Guarda Municipal.

Comentários do Conteúdo

jonas
10/09/2008 07:47
Qur vergonha para o estado de sergipe, enquanto isto em itabaiana a situação e grave e falta policiais JONAS SILVINO
Denunciar comentário ofensivo ou inapropriado.

vieirinha
10/09/2008 10:00
INVERSÃO DE VALORES!.PROTEÇÃO ÀS CADELAS E ABANDONO AO POVO.
Denunciar comentário ofensivo ou inapropriado.

2 comentários
Assine o Jornal da Cidade e receba as notcias na sua casa todo dia

enquete

O que você acha do trânsito de Aracaju?




promoções