31/01/2019 as 09:42

Agenda

Festa para Iemanjá acontece dia 2 no bairro Industrial

O cortejo acontece às 16h e reúne adeptos de religiões afro, turistas e devotos


Festa para Iemanjá acontece dia 2 no bairro IndustrialFoto: Sílvio Rocha

O Festejo de Iemanjá que é herança cultural do povo negro, como de costume acontece no dia 2 de fevereiro, esse dia é comemorado com muita fé e alegria pelos aracajuanos através do evento “ Águas de Yá Orí”. O evento é realizado pela Associação Luz do Oriente junto ao Ilê Yátassytaôô Ifá Enibalé e tem como objetivo fortalecer : a cultura, religiosidade, saberes e práticas desse povo. No sentido de ser resistência diante do racismo e desinformação , que ainda estão presentes em nossa sociedade.

O cortejo acontece às 16h e reúne adeptos de religiões afro, turistas e devotos, que vão saudar a protetora das águas levando presentes biodegradáveis, como: flores, sabonetes, espumantes e perfume (sendo despejados somente o líquido no rio). Essas oferendas são levadas ao Rio Sergipe, precisamente entre a ponte Aracaju- Barra .

Segundo Rita de Cássia (Presidente da Associação Luz do Oriente e Yálorixá) ” É Nós sentimos a presença de Iemanjá, nossa Yá Orí -” Mãe das cabeças “, nos simples gestos em nosso cotidiano, como : no aconchego da família, em decisões que devemos tomar e até mesmo, em momentos de angústias, pois acreditamos que ela é a responsável pela manutenção da harmonia do lar e que nos permite pensar profundamente”.

O evento é um ótimo momento para concentrar boas energias e pedir axé “força” em iorubá, para o novo ano que começou – afirma a assessoria de comunicação da A.L.O.

Percurso do cortejo

A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), em direção a Orlinha do bairro. Informações através do telefone: (79) 9 9918-5868/ 9 8835-8362.