10/07/2019 as 15:07

CONGRESSO DE QUÍMICA

Congresso Latino-americano reunirá em Aracaju os pesquisadores mais influentes da Química Analítica

Evento vai reunir 20 palestrantes internacionais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Congresso Latino-americano reunirá em Aracaju os pesquisadores mais influentes da Química AnalíticaFoto: Divulgação

A Química está presente na vida do ser humano em todos os momentos. É por meio de processos e reações químicas que ele respira, come e produz energia, sente e expressa os sentimentos. Porém, ela vai muito além dessas características primárias, pois é um elemento importante para o desenvolvimento da indústria em diversos setores, portanto, ajuda no desenvolvimento do país. No Brasil, dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que este setor é responsável por 22% do Produto Interno Bruto; responde por 20% do emprego formal e, a cada R$ 1 investido na indústria são gerados R$ 2.40 na economia brasileira. Em todos esses dados existe, direta ou indiretamente, a participação da Química.

Desenvolvimento de medicamentos inovadores; diagnóstico precoce e tratamento de doenças; controle da qualidade do que comemos, bebemos e do meio ambiente no qual estamos inseridos; soluções para a segurança de plásticos e materiais sintéticos que são transformados em roupas e brinquedos; combate à violência e manutenção da segurança; caracterização de combustíveis, biocombustíveis e plantas para fins medicinais e industriais, além de caracterização de pesticidas.


Pela primeira vez em 34 anos de existência, o congresso será realizado no Nordeste do Brasil, na cidade de Aracaju/SE, no período de 14 a 19 de julho, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes. O tema deste ano será “A importância da cromatografia no desenvolvimento da América Latina” e reunirá cerca de 400 pessoas do Brasil e do exterior. Foram convidados 20 palestrantes internacionais, dentre eles os professores Dr. Philip Marriott (Austrália), Dr. Milton Lee e Dr. Jared Anderson (Estados Unidos), Dr. Carlos Bicchi e Dr. Luigi Mondello (Itália), e o Dr. José Manoel Nogueira (Portugal).

O evento deste ano propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento de metodologias cromatográficas, novos equipamentos e as múltiplas aplicações em áreas de relevância social, a exemplo do Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública. 

As principais empresas do setor estarão presentes no congresso apresentando seminários e os novos produtos para a área disponibilizados no mercado mundial. O COLACRO está sendo organizado pelas Universidades Tiradentes, Federal de Sergipe e Federal do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Instituto Internacional de Cromatografia e da Associação Brasileira de Engenharia Química. Informações sobre o evento podem ser encontradas acessando o site www.colacro2019.com