24/07/2019 as 16:25

DIA 25 DE JULHO

Dia da Mulher Negra é comemorado com ações no Centro de Criatividade

Ações visam reconhecer a história e cultura negra em Sergipe e no Brasil

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o intuito de trabalhar temáticas que envolvem a luta do povo negro e sua contribuição para formação da cultura identitária e a memória coletiva, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), realiza na próxima quinta-feira, 25, o NegraMe. O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e artistas das diversas áreas e estudantes das redes públicas, privadas e institutos, através de roda de conversa, exibição de documentários e apresentações culturais.

Justamente neste dia 25 de julho, se comemora o Dia da Mulher Negra Afro-latina-America e Caribenha, data para rememorar a luta das mulheres latino-americanas e caribenhas para uma sociedade mais justa. É dia também de relembrar a história de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo de resistência contra a escravização. A ação pretende fortalecer o (re)conhecimento da história e cultura negra, assim como a familiaridade com os conceitos do patrimônio coletivo e a multiplicação dos valores da preservação das raízes. 

O projeto vem para somar-se as ações desenvolvidas pela Funcap/SE em parceria com com a Coordenadoria de Formação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e Centro de Cratividade, a fim de trabalhar com sua temática sobre o movimento negro no Brasil e na América Latina.