20/07/2018 as 07:36

EDITORIAL

Tempo de definições

Os partidos políticos realizam as suas convenções para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os partidos políticos realizam as suas convenções para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital até o dia 5 de agosto, conforme estabelece o calendário eleitoral 2018 definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Nas esferas de disputas federal e estadual os partidos já sinalizaram que devem deixar para os últimos dias (ou horas) para revelar oficialmente as suas definições de candidatos e alianças. Mas é certo que mais de cinco nomes serão postos para disputar o Governo de Sergipe, sendo os principais Belivaldo Chagas (PSD), Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB).


Os partidos estão intensificando os processos de conversação em de busca de ampliações das alianças para a conquista de mais tempo de mídia gratuita na TV e rádio. Agora os acordos são negociados e levados para as convenções.


Até este momento os agrupamentos políticos maiores e mais consistentes não estão com as composições das chapas majoritárias definidas. Faltam nomes de vices e até mesmo segundas opções para o Senado Federal. As chapas proporcionais facilmente serão compostas.


No dia 5 de agosto, a política fervilha ainda mais nos corações dos sergipanos. Na esperança de fechamento das alianças, os partidos devem conversar sobre o processo de disputa eleitoral até o encerramento do prazo legal. Até lá, o PDT será o partido mais desejado como aliado.


O PSB, de Valadares, o PSD, de Belivaldo, e o PSDB, de Eduardo Amorim, disputam o tempo de mídia e o apoio do ex-prefeito Fábio Henrique, que ainda não definiu que rumo tomar. Já anunciou que seguirá a mesma posição da direção nacional. Mas muita gente aposta que o acordo será negociado por aqui mesmo.