17/08/2018 as 08:13

Artigos

EDITORIAL: A Fafen não vai fechar

Essa garantia foi dada pelo presidente Michel Temer ao ex-governador Albano Franco.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uma boa notícia para Sergipe: a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) não vai fechar, mas a Petrobras deverá iniciar o processo para privatização em substituição à decisão de hibernação da estatal. Essa garantia foi dada pelo presidente Michel Temer ao ex-governador Albano Franco, após a audiência que aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, no Palácio do Planalto. O encontro foi solicitado por Albano Franco para nova tentativa de intervir, visando à reversão da decisão da Petrobras de encerramento, em 31 de outubro próximo, das atividades produtivas das unidades da Fafen.


Na oportunidade, o ex-governador Albano Franco entregou documento ao Presidente da República que na primeira parte relata o que classificou como “extremamente nocivas” as consequências do fechamento da Fafen.


Na segunda parte, o documento elenca em cinco tópicos quais são essas prováveis consequências nocivas e, na terceira parte, são apresentadas três propostas alternativas: 1 – suspensão da decisão de hibernação/paralisação da Fafen-SE; 2 – instituição de comissão interministerial para estudar a viabilidade operacional e financeira de funcionamento; 3 – caso a decisão de continuidade de funcionamento for inviável, que a Petrobras “não opte pela hibernação/paralisação, mas sim pela abertura do processo de privatização”.


O presidente Temer recebeu o documento e garantiu a Albano que faria novas gestões junto à Petrobras. Cerca de 30 minutos após o fim da audiência no Planalto, o próprio Michel Temer ligou para Albano e garantiu que a Fafen não mais encerrará suas atividades produtivas no dia 31 de outubro e que a Petrobras vai iniciar o processo para a privatização da empresa. Eufórico com a notícia, Albano agradeceu o empenho pessoal de Temer para reverter a decisão da Petrobras e disse que Sergipe saberá reconhecer o seu esforço para evitar esse grande prejuízo ao Estado.


A decisão da Petrobras em hibernar a Fafen foi dada em março passado, em simples telefonema do então presidente da Petrobras, Pedro Parente, ao então governador do Estado, Jackson Barreto. A notícia provocou forte reação em Sergipe e na Bahia. Como liderança empresarial e ex-governador do Estado, Albano Franco começou a fazer gestões e participar de mobilizações em Sergipe e fora do Estado para a reversão do quadro.


O ex-governador tratou diretamente sobre o tema Fafen com o presidente Michel Temer em encontro em Salvador, no dia 6 abril, quando ambos participavam da posse do presidente da Federação das Indústrias da Bahia. Depois, em 19 daquele mês, Albano publicou no jornal O Globo, artigo com o título “Privatizar sem fechar”, em que defendia que se a Petrobras optasse por não continuar no negócio de fertilizantes, não deveria fechar a Fafen, mas privatizá-la. Como representante da Federação das Indústrias de Sergipe, ele integra a comissão estadual instituída pelo Governo do Estado para estudar soluções para a Fafen.


Albano é amigo pessoal do presidente Michel e é por ele prestigiado sempre que necessário. Ainda bem.