03/10/2018 as 08:27

EDITORIAL: Por eleições tranquilas

As urnas já estão sendo encaminhadas para as zonas e até a madrugada do próximo domingo todas elas estarão instaladas e em plenas condições de funcionamento.


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) está encaminhando todas as medidas necessárias para a realização de eleições tranquilas nos 75 municípios do Estado, onde irão às urnas mais de 1,5 milhão de eleitores. O bom clima das eleições 2018 depende dos candidatos e dos eleitores.
O presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Múcio, aposta na tranquilidade do pleito e na inviolabilidade das urnas. Ele disse que policiais federais (PFs) e militares (PMs) estarão espalhados por todo o Estado para garantir o clima bom hoje reinante.

As urnas já estão sendo encaminhadas para as zonas e até a madrugada do próximo domingo todas elas estarão instaladas e em plenas condições de funcionamento. Aquelas que apresentarem problemas serão imediatamente substituídas. O Departamento de Informática do TRE está testando o equipamento.

Ricardo Múcio tem dito e reafirmado para a imprensa que as urnas eletrônicas são seguras e funcionarão durante todo o dia 7 deste mês, o próximo domingo, sem o uso de internet, o que afasta a possibilidade de ser alvo de hackers. Além disso, elas possuem bons dispositivos de segurança e proteção dos dados.

Embora nas falações esteja visível o clima de tensão entre os candidatos majoritários, a Justiça Eleitoral acredita que todos eles colaborarão para que Sergipe tenha pleitos equilibrados. O TRE aposta na seriedade de todos e deseja que os candidatos colaborem orientando seus eleitores para que a tranquilidade seja preservada.

Mas caso ocorram abusos, a PF e a PM estarão disponíveis para adotar as medidas cabíveis. O Ministério Público Eleitoral também acompanhará todo o desenvolvimento do processo de disputa. Portanto, é recomendável a todos seriedade e tranquilidade no dia “D” das votações.