15/10/2018 as 07:54

Artigos

É possível virar a política



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Acredito na política porque ela é feita por pessoas, e essas pessoas somos nós. O cidadão é o verdadeiro protagonista da política, embora, por razões diversas, no Brasil tenhamos explorado pouco desse potencial nos nossos mais de 30 anos de democracia.


É justamente sob o solo fértil – e ainda subutilizado – da cidadania que a Virada Política tem semeado suas sementes de esperança por um Brasil melhor. Há cinco anos um grupo de amantes da política reúne cidadãos das mais diversas origens para deixar explícito que “política é importante demais para ficar só nas mãos dos políticos”. Em 2017, me somei a eles e essa foi uma das decisões mais lindas e assertivas que tomei nos últimos anos.


A Virada Política é um evento diferente, feito de cidadão para cidadão e com o objetivo de resgatar o brilho nos olhos por um tema fascinante, porém desgastado diante de tantas frustrações decorrentes de anos a fio de mau uso das instâncias de poder.


O capítulo mais recente dessa história de inovação e incidência foi escrito no último final de semana. Ao longo de mais de 15 horas de atividades, reunimos cerca de 500 pessoas para trabalhar, discutir, imaginar e desenhar a democracia que queremos, com representação, cooperação, pluralidade e tolerância.


Fugimos do comum e falamos sobre política de modo a abordar temas emergentes, como democracia digital e outras formas de tornar as tomadas de decisão mais próximas do cidadão comum, aquele que geralmente diz “que não tem tempo para discutir política”.


Conduzimos um evento que mais parecia um oásis – por horas me vi no Brasil ideal. Foi um dia de debates protagonizados por cidadãos que representam a diversidade racial, etária e de gênero que o país, bonito por natureza, orgulhosamente esbanja para todo o mundo.


Para além dos números e estatísticas, os resultados da Virada Política podem (e devem) ser mensurados pelo impacto que geramos ao motivar pessoas a acreditarem no próprio potencial para virar o jogo da política. Em tempos de polarização, ainda é possível ter esperança e acreditar no ideal da democracia e seus valores.

Vinicius Sousa/colaborador dos movimentos Brasil 2030 e Virada Política