22/10/2018 as 08:47

Artigos

Homenagem ao Dr. Augusto Franco



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Em nome de meus familiares e em meu próprio, agradeço sensibilizado à Sociedade Médica de Sergipe, na pessoa de seu presidente, Dr. José Aderval Aragão, a outorga da láurea, com o nome de meu pai, Augusto do Prado Franco, que, nesta noite de tantas emoções, esta conceituada instituição que congrega o saber médico em nosso Estado, homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento sociocultural de Sergipe.


Médico, graduado pela tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, em 1937, Augusto do Prado Franco especializou-se em otorrinolaringologia, sob a orientação do Dr. Estevão Resende, no Hospital Escola São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro, que, à época, era referência no ensino e na prática, em nível de pós-graduação, das diversas especialidades médicas. Era o viria ser a residência médica de hoje.


Devidamente qualificado para exercer sua especialidade, Augusto Franco retorna do Rio e, em 1939, monta consultório e inicia suas atividades profissionais.


Com a colaboração de Dr. Lauro Porto, seu colega de faculdade, realiza uma delicada cirurgia de mastóide, provavelmente a primeira desse gênero feita em Sergipe.

Mas, exerce a profissão de médico por pouco mais de um ano. Atendendo aos apelos de sua mãe, D. Adélia, matriarca da família, vai ser empresário do setor têxtil ao instalar e se tornar diretor-gerente da Companhia Industrial São Gonçalo, em São Cristóvão. Com o passar dos anos, expandiu seus interesses empresariais, ampliando seus negócios nos ramos têxtil, agroaçucareiro e de comunicações, gerando empregos para milhares de pessoas.


Participou ativamente das lides políticas a partir de 1966 ao se eleger deputado federal. Foi senador da república e governador do Estado. No seu governo, no período de 1979 a 1982, obras estruturantes fundamentais para o desenvolvimento de Sergipe foram implantadas a exemplo da Adutora do São Francisco, a industrialização do potássio, o início das obras do terminal portuário, construiu o conjunto habitacional que leva o seu nome, atualmente importante bairro de classe média de nossa capital e tantas outras realizações importantes nas áreas industrial, rodoviária, habitacional e de energia e nos setores de educação e saúde. A propósito, o secretário de saúde de seu governo foi o lendário pediatra Dr. José Machado de Souza.


Casou-se com Maria Virgínia Leite Franco, filha de Dr. Augusto Leite, e tiveram nove filhos. Eu sou o primogênito.


Augusto do Prado Franco nasceu em 4 de setembro de 1912 e faleceu em 16 de dezembro de 2003. Cabe aqui ressaltar que tive a satisfação de colaborar com a modernização da sede desta valorosa entidade da medicina sergipana na profícua gestão de meu dileto amigo, Dr. Hamilton Maciel, quando exerci a presidência da Confederação Nacional da Indústria.


Mais uma vez, agradeço a sensibilizante homenagem que é prestada pela Sociedade Médica de Sergipe a Dr. Augusto Franco, meu pai.


Muito Obrigado!”


(Discurso proferido em ato promovido pela Somese no Iate Clube de Aracaju no dia 19.10.2018)

Albano Franco/empresário e ex-governador de Sergipe