30/10/2018 as 10:59

Artigos

EDITORIAL: Compromisso de Belivaldo

A priorização da educação exibe claros sinais de preocupação com o quadro que hoje temos no Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A educação será a prioridade número um do novo governo de Belivaldo Chagas, reeleito no domingo passado, 28. Ele anunciou isso ontem e viajou para Brasília onde hoje aponta as emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) para conseguir verbas para 2019, quando inicia o novo mandato, e viabilizar melhorias nas escolas da rede estadual.


A priorização da educação exibe claros sinais de preocupação com o quadro que hoje temos no Estado. Dados divulgados este ano pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) para o módulo de Educação, do IBGE, mostram que em 2017 14,5% das pessoas com 15 ou mais de idade – portanto em idade escolar – não sabiam ler ou escrever.


O nosso índice de analfabetismo, conforme as informações tornadas públicas no primeiro semestre deste ano, era mais alto entre homens, com 16,1%, do que entre mulheres, 13%. Na capital sergipana e na região metropolitana de Aracaju a situação se invertia: o analfabetismo era mais alto entre mulheres (4,7% na capital e 5,5% na região metropolitana) do que entre homens (3,7% na capital e 4,9% na região metropolitana).


Chagas foi reconduzido ao cargo de chefe do Poder Executivo de Sergipe com 679.051 dos votos (64,72%). Ele venceu em 74 dos 75 municípios sergipanos. Uma vitória que, para ele, só reforça a responsabilidade de administrar um Estado como Sergipe, que vive um momento de crise (o problema é nacional) e precisa sair dessa situação logo. O seu opositor no segundo turno, Valadares Filho, foi contemplado com 370.161 votos (35,28%).


Vale lembrar ao governador reeleito que a saúde e a segurança pública são áreas problemáticas de Sergipe que precisam ser avaliadas como prioridades. É preciso reduzir a violência e melhorar os serviços de saúde. Nos dois segmentos, há muitas reclamações e caberá a ele apresentar soluções.


Belivaldo conhece bem a máquina administrativa do Estado e agora terá a oportunidade de comandar tudo sem dever favores a ninguém. Terá um mandato de quatro anos, a partir de 1º de janeiro. Político experiente e administrador que demonstra talento, terá muito de realizar. Os seus compromissos com os sergipanos vão além do exposto na campanha eleitoral.