08/01/2019 as 10:24

Opinião

Renovação para além das campanhas: o gabinete compartilhado

Alessandro Vieira*| Filipe Rigoni**| Tábata Amaral*** *senador eleito por SE; **deputado federal eleito pelo ES; ***deputada federal eleita por SP

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uma renovação histórica. A maior das últimas duas décadas. Esse foi o saldo das eleições de 2018. Na Câmara de deputados foram 52% dos parlamentares eleitos que não faziam parte dos atuais corredores da câmara baixa. Já no Senado foram 85,19%.


No entanto, a verdadeira renovação que interessa ao país não é a de pessoas, mas sim a de práticas. É na nova legislatura que veremos quão profunda foi de fato essa mudança.

Essas eleições foram travadas ao redor da ruptura com uma política tradicional caracterizada pelo patrimonialismo e clientelismo. Da construção de um Brasil contemporâneo onde privilégios não têm vez. Transparência, combate à corrupção, respeito ao dinheiro público, proximidade com os eleitores. Em uma palavra: inovação.


O desafio agora é traduzir a inovação das campanhas em inovações nos mandatos. É desse clamor por um novo Congresso que surge um novo modelo de mandato parlamentar: o gabinete compartilhado.


Um espaço de inovação e eficiência no Congresso. Uma estrutura para apoiar a ação conjunta dos três diferentes parlamentares, de três diferentes partidos, unindo câmara e Senado. Um time de alto desempenho definido por um processo seletivo nacional. Talentos da sociedade e do próprio legislativo, do direito à ciência de dados. Gerando não só economia, mas resultados. Isso é o que definiram parlamentares que abrem mão do protagonismo individual em nome de um projeto coletivo. Ao invés de gabinetes separados, eles vão fazer o primeiro “co-working” do Congresso Nacional.


O gabinete compartilhado também cumpre uma missão para fora dos muros do Congresso. Um dos grandes motores da renovação política de 2018 foram os movimentos de renovação, dentre os quais o Acredito.


Eles buscam aproximar a sociedade da política. Derrubar barreiras de entrada para novos talentos. Para isso, o gabinete se manterá próximo das demandas da população, usando as mais recentes tecnologias. Mais ainda, será espaço de formação das novas lideranças políticas que o Brasil tanto necessita.


Por trás do gabinete, três parlamentares que materializam o conceito de nova política. Um delegado cuja carreira foi pautada no combate à corrupção e foi eleito após uma das campanhas mais baratas no Brasil feita pelas redes sociais.
Uma jovem que, da periferia de São Paulo à Universidade de Harvard, defendeu a educação como o pilar de um novo Brasil.
O primeiro cego do congresso que busca construir um Brasil pautado pela ciência e a inovação, levando para a economia nossa capacidade de continuar nos reinventando.


A renovação política passa por pessoas, mas é com exemplo que mostraremos que um novo Brasil é possível.