12/03/2019 as 08:58

Opinião

EDITORIAL: Negociações de dívidas

A entidade dos banqueiros entende que os mutirões são eficazes, porque cerca de 80% das pessoas que participam dessas ações chegam a um acordo com os bancos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com órgãos de defesa do consumidor (Procons) de todo o país, realiza, desde ontem, segunda-feira (11), mutirões para negociação de dívidas. A ação ocorre na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, 15 de março. É uma boa oportunidade para quem deve pagar e para quem emprestou receber.


A entidade dos banqueiros entende que os mutirões são eficazes, porque cerca de 80% das pessoas que participam dessas ações chegam a um acordo com os bancos.

Os estados da Paraíba e do Maranhão, e as cidades mineiras de Uberlândia, Ubá, São Sebastião do Paraíso e Carmo do Rio Claro são algumas das localidades que já confirmaram participação nos mutirões. Mas há a possibilidade disso se expandir cada vez mais por todo o país.

O consumidor não precisa esperar pela realização de um mutirão caso necessite negociar suas dívidas. Os principais bancos mantêm canais para prestar esse serviço e reservam, em seus sites, áreas específicas para tal atendimento. Os cinco maiores bancos do país representam aproximadamente 95% do mercado de crédito ao consumidor no Brasil.

Além das ferramentas desenvolvidas pelas instituições financeiras, os clientes podem encaminhar suas propostas de negociação aos bancos por meio do site consumidor.gov.br. A plataforma, criada pelo governo federal, é um canal direto de comunicação entre os consumidores e mais de 80 instituições financeiras de todo o Brasil, para solução alternativa de conflitos de consumo, e está disponível na internet e também por meio de aplicativos para celular.


Conforme a Febraban, os acordos feitos de forma virtual já representam até 40% do total, em algumas instituições financeiras.