20/03/2019 as 07:42

Artigos

EDITORIAL: O Brasil na OCDE

Presidente norte-americano afirmou que Estados Unidos e Brasil vivem um momento único na relação bilateral

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem, durante encontro com o presidente Jair Bolsonaro, que apoia os esforços do Brasil para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também afirmou que as negociações entre os dois países devem avançar nas áreas de segurança militar e do comércio. Isso poderá projetar bem o Brasil no comércio internacional.


Trump foi atencioso com Bolsonaro e afirmou que os Estados Unidos trabalham com questões militares e questões dos vistos para funcionar melhor. O Brasil, segundo Trump, produz ótimos produtos e os EUA também. O presidente norte-americano afirmou acreditar que o comércio vai aumentar substancialmente entre os dois países. É uma boa promessa para um Brasil em crise.


O presidente norte-americano afirmou que Estados Unidos e Brasil vivem um momento único na relação bilateral. O relacionamento de hoje é incomparável, nunca foi melhor. “Não temos hostilidade alguma com o Brasil. Vamos ver Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Temos uma grande aliança com o Brasil, como jamais tivemos”, fez questão de destacar um Trump que quer cada vez mais o comércio intensificado com o Brasil.


Trump comentou ainda que a campanha de Bolsonaro à Presidência da República foi emblemática. Bolsonaro liderou uma das campanhas mais impressionantes dos últimos tempos, lembrou também a de Trump, que fez um discurso de valorização do presidente brasileiro. O Brasil e os Estados Unidos nunca estiveram tão próximos quanto estão agora.


Sobre a Venezuela, Trump disse que a crise no país sul-americano seria tema da conversa com Bolsonaro. Ele indicou que “todas as opções” estão sobre a mesa, inclusive a intervenção militar na região. O governo brasileiro já sinalizou ser contrário à intervenção.


Mas o presidente brasileiro assumiu um discurso de se colocar à disposição dos desejos dos Estados Unidos.