Compartilhe este site  >

seta anterior
seta proxima
Destaques
09/01/2018 às 09h21
Fisioterapeuta residente

Conheça a atuação deste profissional no Hospital de Cirurgia

Por: ASSESSORIA
Juliana Macedo

Créditos: Divulgação

Dentre as atribuições dos fisioterapeutas que fazem parte da Residência multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital de Cirurgia estão as de auxiliar no retorno dos pacientes à sua funcionalidade motora e manusear a ventilação mecânica, ajudando-os a respirar sem a ajuda de aparelhos.


O Programa de Residência Multiprofissional do Hospital de Cirurgia desperta o interesse não só de profissionais de Sergipe, mas também de outros estados. É o caso da residente Juliana, formada em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública de Salvador. Ela conta que sempre quis fazer Residência e preparou-se durante o último ano da faculdade para participar do processo seletivo. Assim que concluiu a graduação foi aprovada e está prestes a finalizar o período da Residência.


“Hoje eu afirmo que a minha formação está completa porque a residência me possibilitou a vivência prática que somada à grande parte de teoria que temos na faculdade, nos torna profissionais mais completos e capacitados pra todo tipo de demanda que o mercado oferece”, relata.


A residente explica que a presença do fisioterapeuta torna-se imprescindível para retardar ou até mesmo evitar o aparecimento de algumas doenças nos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Cirurgia, além de acelerar o processo de alta hospitalar. Diariamente ela realiza avaliações dos pacientes, analisa os exames laboratoriais, de imagem e complementares, relacionando-os com cada caso clínico.


“Eu realizo atividades funcionais com meus pacientes: treino de força, resistência, ajudo os mesmos a sentar, ficar de pé e até andar, quando possível. Além disso, participo do processo de manutenção e retirada do auxílio de ventilação mecânica, além de promover melhora e conforto em casos de insuficiência respiratória.”, conta.


Para os graduados em Fisioterapeuta que estiverem interessados, as inscrições para a Residência Multiprofissional do Hospital de Cirurgia estão abertas até hoje, 8 de janeiro, e podem ser feitas através do site inscricao.fbhc.org.br, onde também está disponível o edital do processo de seleção. Os aprovados receberão uma bolsa do Ministério da Saúde, no valor de R$ 3.330,43.
 


Publicidade


Comentários

comments powered by Disqus

Facebook

Twitter