11/05/2018 as 16:27

Aracaju

Meia passagem aos domingos: população comemora, mas Setransp faz ressalva

Setransp informa que quando um usuário do transporte coletivo não paga passagem outro passageiro paga por ele.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após os vereadores de Aracaju derrubarem o veto do prefeito Edvaldo Nogueira ao Projeto de Lei (PL) do vereador Seu Marcos, que reduz pela metade a tarifa do transporte coletivo aos domingos na capital, qualquer usuário do transporte coletivo do município deve pagar metade do valor da tarifa do ônibus nesse dia. O veto foi derrubado na última terça-feira, 8.

 

O desconto de 50% no custo da tarifa aos domingos passa a valer após divulgação em Diário Oficial. A nova legislação não restringe o número de viagens por passageiros e nem o uso apenas de cidadãos aracajuanos. Para a dona de casa Regiane de Jesus, “É ótimo pagar meia passagem porque já é uma economia, as vezes o dinheiro de uma passagem de ônibus em um domingo já é o dinheiro de um pão, é uma economia”.

 

Para o professor James Smith, o desconto é uma boa ideia, mas existem alguns pontos que devem ser observados. “Talvez esse desconto seja bom pelo fato de que as pessoas podem, independentemente de onde vem, usar o ônibus por um preço bem acessível, tendo esse desconto, é preciso ter a ideia de que mais pessoas vão usar o ônibus, para isso devem aumentar a frota de ônibus aos domingos”, afirma. O atendente de telemarketing Lion Rocha também concorda com a medida. “Todo mundo deve ter direito a meia passagem, como domingo é um dia facultativo, pelo pequeno fluxo de passageiros, acredito que não seria nada demais para as empresas o passageiro pagar meia passagem”, conclui.

 

O funcionário público Leonel de Andrade lembra que em outros estados do Nordeste a medida já foi adotada, “Eu acho interessante essa medida, mesmo porque, se eu não me engano, em Maceió já é utilizado e em Recife eu já utilizei o transporte à passeio e lá aos domingos e feriados pagamos meia passagem também, é importante, eu sou a favor”.

 

Custeio

 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Aracaju (Setransp) informou que com a meia passagem, a diferença fica para o passageiro, pois conforme Lei Federal e Lei Orgânica do Município, toda gratuidade deve conter fonte de custeio, e quando não há, também de acordo com as duas leis, fica necessária a recomposição tarifária, já que todos os custos do transporte estão inseridos na tarifa de ônibus. Ainda segundo a Setransp, não há em Aracaju nenhuma forma de subsidio para o uso do transporte, desta forma, quando um usuário do transporte coletivo não paga passagem outro passageiro paga por ele.