17/05/2018 as 15:49

Cidades

Cadastramento de carroceiros é iniciado em Aracaju

Todo o processo é feito de forma gratuita.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cadastramento de carroceiros é iniciado em AracajuFoto: Jadilson Simões/Equipe JC

A partir das 8h da manhã dessa sexta-feira, 18, a Prefeitura de Aracaju fará o cadastramento de carroceiros que circulam pelas ruas e avenidas da cidade. Os condutores de veículos de tração animal devem comparecer à Unidade de Qualificação Profissional do conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa.

O processo também acontecerá no sábado, 19, e está sendo coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O objetivo é organizar a circulação de carroças pela capital, além de combater os maus tratos a animais e o descarte irregular de resíduos sólidos.

Durante o cadastramento, o carroceiro terá os dados pessoais incluídos em um sistema, passará por um curso de capacitação e terá o veículo de tração animal emplacado. Todo o processo é gratuito e feito no mesmo dia. Haverá novas etapas em outros bairros de Aracaju, mas as datas serão divulgadas posteriormente.

A capital sergipana está há oito anos sem realizar esse procedimento – a última foi em 2010, durante a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. O trabalho tem como base duas leis municipais: a primeira é a Lei 1721/1991 que orienta sobre o código de limpeza urbana de Aracaju. Já a segunda é a Lei 3502/2007, que contém as diretrizes para a circulação de veículos de tração animal na cidade.