14/06/2018 as 09:10

Educação

Projeto 'Enem, o Sonho e Você' percorrerá o estado

Canindé é a primeira cidade que vai receber a aula-show.


Após recorde de público na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, evento realizado em Belém do Pará, o professor de Língua Portuguesa e Literatura do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, Fabiano Oliveira, retorna a Sergipe. O projeto idealizado pelo docente, "Enem, o Sonho e Você", percorrerá o estado a partir de 6 de julho. A primeira cidade a ser contemplada com a aula-show será Canindé de São Francisco, em data ainda a definir. O evento será no Centro de Excelência Dom Juvêncio e conta com a participação dos alunos da unidade escolar.

O educador comenta que todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) receberão o projeto e a última apresentação do ano ocorrerá na capital sergipana, no Teatro Tobias Barreto.

"Em Canindé de São Francisco contará com apresentação de clubes e a participação especial de colegas de profissão. A turnê completa terá uma média de 12 espetáculos, num misto de literatura, língua e produção textual, conectadas com outras linguagens como música e teatro", explica Fabiano Oliveira.

O Enem, o Sonho & Você

Ainda de acordo com o docente, a junção da criatividade com práticas pedagógicas inovadoras é o segredo do sucesso do Projeto "Enem, o Sonho & Você". A iniciativa une, de maneira atrativa, os conteúdos da língua portuguesa e literatura, com apresentação de paródias de músicas nacionais consagradas, aliadas às temáticas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

"O Enem, o Sonho & Você  é um  projeto grandioso  que une todas as nossas práticas em sala de aula,  é uma aula-show que utiliza das diversas linguagens. Nele apresento os principais conteúdos de Língua e Literatura, dialogando com outras áreas do conhecimento como o teatro e a música", disse o educador.

Fabiano Oliveira relembra que o projeto surgiu em 2017, na unidade escolar. "A necessidade de colocá-lo para fora da sala de aula nasceu da importância de encontrar uma nova forma de passar o conteúdo da base curricular nacional", reconhece.

Capital do Pará

A apresentação na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro aconteceu no dia 6 de junho, no Centro de Vivência da Amazônia, no coração de Belém. A Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Pará (Secult) foi a entidade promotora do evento.

Ao comentar acerca da projeção nacional deste projeto, o professor não disfarça a emoção. "Levar a aula-show ao estado do Pará foi importante para abrir caminhos e mostrar as metodologias inovadoras da escola pública. A aula foi muito bem recebida pelo público presente que teve oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que desenvolvo em sala de aula. O gênero textual paródia de forma geral agrada ao aluno, pois as músicas trazem dicas importantes para o Enem", destaca Fabiano Oliveira.

AAN