10/07/2018 as 08:19

Resgate

Cresce o número de animais silvestres resgatados em SE

Captura de animais silvestres em zonas urbanas do Estado está frequente.


Cresce o número de animais silvestres resgatados em SEFoto: Divulgação/Adema

Na última sexta-feira, 06, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada através do Disk Resgate para fazer a captura de uma jiboia-vermelha de 2,5m que se encontrava numa escola municipal do povoado São José, no município de Japaratuba. Ao mesmo tempo em que esta equipe realizava o resgate da cobra, outra atuava com uma fêmea de gambá-de-orelha-branca, encontrada em uma central de distribuição de cosméticos, no bairro Ponto Novo, em Aracaju. Os dois casos não são isolados e chama atenção pelo fato de a Adema constatar um crescimento no número de resgates de animais silvestres em áreas urbanas.


Já foram 48 capturas de animais de março até a primeira semana do mês de julho, segundo dados da Adema. Do número total, foram resgatados indivíduos de diferentes espécies, como aves, répteis e mamíferos, onde somam 8 corujas, dois gaviões, três papagaios, 26 pássaros, três jiboias, duas iguanas-verdes, um jacaré, dois tamanduás-mirins e um gambá.


De acordo com a gerente de fiscalização da Adema, Ana Consuelo, a explicação técnica para o aparecimento constante de animais em zonas urbanas se dá pelo avanço das construções civis em áreas verdes, inclusive em zona de Mata Atlântica.


“Os animais ocupam as áreas verdes naturalmente, mas com o processo de urbanização crescente esses animais tendem a migrar para essas regiões, onde os núcleos populacionais estão. São aves, repteis, que saem dessas áreas e ocupam as áreas de moradia”, explica a gerente.


A Adema assegura que todos os animais resgatados até o momento foram examinados pela equipe multidisciplinar e por apresentarem condições para soltura foram devolvidos imediatamente à natureza em uma das 13 áreas de reserva cadastradas pelo órgão. A jiboia-vermelha capturada na sexta-feira foi solta na Floresta Nacional do Ibura, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, grande Aracaju.

Laís de Melo/Equipe JC