19/07/2018 as 09:55

Há três meses

Vigilantes manifestam na sede da SEED devido atraso dos salários

Unidades de Ensino Estadual podem ficam sem segurança com possível greve da categoria.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A fachada da sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED) foi palco de manifestação na manhã desta quinta-feira, 19. Cerca de 50 trabalhadores, que prestam serviço ao Estado como vigilantes nas instituições de ensino da rede, se concentraram para reivindicar o atraso dos salários, que não vem ocorrendo há cerca de três meses. O Sindicato dos Vigilantes de Sergipe (Sindivigilante/SE) informou que o problema é devido às faturas em aberto do Governo Estadual com as empresas contratadas.

No total, cerca de 400 vigilantes sofrem as consequências dos salários atrasados. Esses trabalhadores prestam serviço ao Estado através das empresas de segurança privada- Multiseg, NC Vigilância e SVN Segurança. De acordo com o secretário-geral do Sindivigilante/SE, Aclécio Aragão, o atraso salarial da categoria é constante.

“A nossa classe está sendo desrespeitada pelo Estado. Estamos sofrendo. São cerca de dois a três meses com salários atrasados. O trabalhador está sendo penalizado devido uma política pública falha. No final do mês, ficamos sem sossego, porque as contas chegam. Nós só queremos receber nossos salários em dia”, declarou Aclécio Aragão.

O Sindicato dos Vigilantes de Sergipe informou que o retardo do pagamento é devido às faturas em aberto do Governo com as empresas de segurança privada. Sem receber os repasses financeiros do Estado, elas ficam inabilitadas de quitar os salários dos trabalhadores. Segundo o assessor de comunicação do Sindivigilante/SE, Hélio Rocha, já houve negociações entre a categoria, o Governo Estadual e as empresas privadas, mas ele afirmou que o Governo não cumpriu com o que foi acordado. Com esse cenário, as escolas estaduais podem ficar sem segurança devido uma possível greve da categoria.

“Fizemos essa manifestação hoje, que pode se estender até mesmo para uma greve e as escolas do Estado ficarem sem segurança. Temo pelos alunos, professores e demais funcionários das instituições, mas o que não pode acontecer é os pais de família estarem trabalhando e não receberem seus salários há mais de três meses”, completou o assessor Hélio Rocha.

A equipe de reportagem do JC.Net entrou em contato com a assessoria de comunicação da SEED, que informou que o Governo Estadual esteve reunido com as empresas de segurança privada na tarde de ontem, 18, e que ficou assegurado que os repasses do Governo para as empresas serão efetuados ainda hoje. De acordo com a assessoria da SEED, os salários devem estar na conta bancária nesta sexta-feira, 20.