19/07/2018 as 13:31

Aracaju

Greve Geral vai reunir 11 categorias nos dias 30 e 31

Profissionais cobram reajuste salarial e condições de trabalho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Greve Geral vai reunir 11 categorias nos dias 30 e 31Foto: Divulgação/ Sindipema

Os setores da Saúde, Educação e Segurança serão afetados nos dias 30 e 31 deste mês. É que uma Greve Geral está marcada para esses dias e, ao todo, 11 representações de classe estão envolvidas para reivindicar uma pauta em comum. Elas pedem reajuste salarial e condições de trabalho. A paralisação foi decidida durante assembleia realizada na tarde deste quarta-feira (18).

As entidades envolvidas são: Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Sindicato dos Psicólogos do Estado de Sergipe (SINPSI) , Sindicato de Nutricionistas e Técnicos de Nutrição do Estado de Sergipe (SINDINUTRISE), Sindicato dos trabalhadores Fisioterapeutas de Aracaju (SINTRAFA), Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (SINDIFARMA), Sindicato dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias de Aracaju (SACEMA), Sindicato dos Servidores do Detran de Sergipe (SINDATRAN), Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA), Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (SIGMA), Sindicato dos educadores Sociais (SINTS/SE), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação dos Servidores Público Municipais do Estado de Sergipe (FETAM).

Ainda com a paralisação, as representações afirmam que a lei será cumprida e 30% dos servidores irão trabalhar para atender casos emergenciais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA), Adelmo Menezes, a Prefeitura de Aracaju tem chamado os sindicatos afirmando que está negociando, mas, na verdade, apenas dizem que não haverá reajuste em 2018. “Os professores mesmo não recebem o piso desde 2017. A prefeitura está descumprindo uma lei federal ao não pagar o nosso mínimo”, frisou.

PMA

Através de nota, a Prefeitura de Aracaju informou que está realizando um enorme esforço para promover o reconhecimento de direitos dos servidores municipais, que vinha sendo negado anteriormente. Durante a atual gestão, 30% dos servidores de diversas áreas já foram beneficiados diretamente com gratificações por Titulação, Avanço de Letra e Abono de Permanência.

A Prefeitura ressalta ainda que não pode deixar de levar em conta o planejamento estratégico e as imposições legais, já que a gestão recebeu a cidade em situação caótica, com salários atrasados, direitos negados e falta de investimento na estrutura municipal.

Para garantir avanços e o pagamento em dia dos servidores, foram realizados mutirões, reduções de custeios, centralização de compras e otimização da mão de obra, demonstrando o compromisso da administração com os seus servidores. As medidas adotadas na cidade são, inclusive, referência para diversos administradores e alcançam reconhecimento nacional, sendo considerada a 1ª capital do Nordeste e a 3ª no país que mais reduziu despesas pela mídia nacional.