20/07/2018 as 08:02

Aracaju

Lixo ainda está acumulado nas ruas

No bairro Luzia, por exemplo, mau cheiro e sujeira têm causado desconforto e trazido a presença de moscas, mosquitos e roedores.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lixo ainda está acumulado nas ruasFoto: André Moreira/Equipe JC

Ainda há acumulo de lixo por alguns bairros da cidade de Aracaju. Desde o último final de semana o serviço de coleta da capital foi prejudicado devido à transferência de responsabilidade da empresa Cavo para a Torre Empreendimentos, após o fim do contrato emergencial. No bairro Luzia, por exemplo, moradores reclamam do mau cheiro e sujeira que têm causado desconforto e trazido fortemente a presença de moscas, mosquitos e roedores.


Na rua Doutor Francisco Moreira, localizado no Luzia, o lixo acumulado está com cerca de 1,5 metro de altura em cima dos toneis de um condomínio. Segundo moradores, o caminhão de lixo recolheu de um lado da via, mas, deixou o outro lado do mesmo jeito.
Em outros bairros da capital é possível identificar que a coleta já foi regularizada, como Coroa do Meio, Atalaia, Aeroporto, Inácio Barbosa, etc. De acordo com a Empresa Municipal de Serviços e Urbanização (Emsurb), hoje, 20, os serviços voltarão a acontecer como antes do período de transição de uma empresa para outra.


“A coleta está sendo normalizada. Os esforços seguem intensos e as equipes se alternam entre os períodos do dia e da noite e até a madrugada”, reforça a assessoria da Emsurb.


Ainda de acordo com a empresa, a coleta está seguindo o cronograma normal, onde às segundas, quartas e sextas-feiras é realizada na zona norte e zona de expansão, e às terças, quintas e sábados, na zona sul da capital. Além disso, a coleta no Centro da cidade e bairro adjacentes, como Siqueira Campos, São José e Santo Antônio, é realizada diariamente,


“Importante considerar que, desde 17 de julho passado, primeiro dia de atividade da Torre - empresa responsável pelo novo contrato do Lote 1 (Coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos) - o trabalho foi intensificado para a garantir a coleta do dia, conforme  cronograma, e normalizar a que estava acumulada - já que a empresa anterior (Cavo), no final do seu contrato emergencial, não conseguiu desempenhar seu trabalho como deveria, o que ocasionou a ineficiência do serviço de coleta do lixo em algumas áreas da capital”, justifica a Emsurb.

Laís de Melo/Equipe JC