15/08/2018 as 12:53

Educação

Inscrições para o Projeto Jovem Senador vão até 17 de agosto

Os alunos interessados em se inscrever no Programa Jovem Senador têm até a próxima sexta-feira, 17, para efetuar a inscrição.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os alunos interessados em se inscrever no Programa Jovem Senador têm até a próxima sexta-feira, 17, para efetuar a inscrição. Até essa data, as escolas devem encaminhar as redações selecionadas no Jovem Senador 2018 para a Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, através do emailai@seed.se.gov.br, ou via correio, para o endereço: Av. Murilo Dantas, 881, sala 30 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490.

 

                                                     

O tema da redação este ano é "30 Anos da Constituição da Cidadania". O texto deverá ser escrito de maneira dissertativa e argumentativa, contendo entre 20 e 30 linhas. Para participar, o candidato deve ser aluno do ensino médio da rede pública estadual de ensino e ter 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2018.

 

A coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, comemorou a escolha do tema, explicando que leva os estudantes a reflexões sobre o momento atual do país. "É bastante relevante, considerando o contexto político e social que o Brasil está vivendo. Como essa é considerada a constituição cidadã, porque foi a primeira que realmente trouxe benefícios para a vida da sociedade brasileira em todos os níveis, o aluno terá a oportunidade de refletir com a escola o que a Constituição Federal traz de benefícios para o Brasil e o que está feito nos dias de hoje", declarou.

 

Segundo a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, unidade responsável pela organização do Projeto, Maria Cristina Monteiro, todas as redações que chegarem às secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil  até o dia 17 de agosto, conforme data de postagem nos Correios, poderão participar da etapa de seleção nos estados. “Em Brasília, uma comissão julgadora do Senado escolherá a melhor redação de cada unidade da Federação e, entre essas, as três melhores do país”, explicou.

 

 

O Jovem Senador é um projeto anual que incentiva a participação cidadã dos jovens oferecendo uma experiência de vivência política no Parlamento. Por meio de um concurso de redação nacional, o projeto seleciona os melhores textos de estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.

 

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos senadores e o processo legislativo brasileiro. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

 

Este ano o projeto chega à sua oitava edição e o resultado final deverá ser divulgado até o dia 11 de outubro. Todas as informações para os alunos se inscreverem no Projeto estão disponíveis no site do Jovem Senador.  Também é possível conferir os principais números do JS, o perfil dos jovens senadores, dos professores orientadores, as redações vencedoras, fotos, vídeos, notícias, e outros dados sobre o Projeto.

 

Com informações do Senado.