16/08/2018 as 07:50

Auxílio-doença e aposentadoria

INSS: benefícios sob risco de suspensão

Mais de dois mil sergipanos podem ter o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez suspensos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

INSS: benefícios sob risco de suspensãoFoto: André Moreira/Equipe JC

Os beneficiários do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez convocados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para realizar perícia médica que não agendaram a consulta até o prazo final, nesta segunda-feira, 13, às 22h, poderá ter o benefício suspenso. Foi publicado um edital no Diário Oficial da União no dia 20 de julho com a lista de pessoas que ainda não haviam feito a revisão e que não foram localizados pelo INSS por meio de correspondência, onde consta que em Sergipe, dos 2.227 convocados, 2.051 não atenderam ao chamamento e terão o benefício suspenso por 60 dias.


Segundo informações do INSS nacional, os beneficiários listados não encontrados podem ainda entrar em contato com o 135 e agendar a perícia dentro do prazo de 60 dias, podendo assim ter a remuneração liberada. Porém, se não o fizer, o benefício será cancelado.


O objetivo da revisão realizada pelo INSS é de identificar pessoas que não têm mais o direito de receber benefício por auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, podendo assim serem direcionados para quem realmente precisa.


Do segundo semestre de 2016 até 12 de agosto de 2018, foram realizadas em Sergipe 10.590 perícias, sendo 7.195 de auxílios-doença e 3.395 de aposentados por invalidez. Entre os benefícios analisados, 5.293 auxílios-doença e 540 aposentadorias foram cessadas.


O processo de revisão gerou uma economia de R$ 68,1 milhões nas revisões de auxílio-doença. Ao todo, 8.180 auxílios-doença e 8.961 de aposentadorias por invalidez serão revisados até o final deste ano, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

Laís de Melo/Equipe JC