17/08/2018 as 08:31

Pesquisa

Projeto de sergipano pode chegar à Nasa

Mas para isso precisa de ajuda financeira para conseguir arcar com custos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Projeto de sergipano pode chegar à NasaFoto: Jadilson Simões/Equipe JC

O sergipano Eduardo Vieira, 28 anos, foi selecionado para desenvolver seu projeto sobre saúde mental da população na incubadora da Singularity University, hospedada no Centro de Pesquisas da Nasa, localizado no Vale do Silício. Para isso, busca ajuda financeira para conseguir arcar com o custo da taxa do programa, US$ 18 mil, até o dia 20 deste mês.


Consultor de gestão e projetos, é no tempo livre que Eduardo elabora os projetos, a exemplo desse que desenvolve desde o início do ano com a intenção de ampliar o conhecimento médio de saúde mental da população, através de alta tecnologia aplicada à aprendizagem, como inteligência artificial e realidade aumentada.


O objetivo do projeto sobre saúde mental é, de acordo com Eduardo, desenvolver um negócio social com o foco em capacitar e fortalecer as pessoas sobre suas mentes, “tornando, crianças ou trabalhadores, em pessoas mais autônomas, resilientes e proativas, cada vez mais aptas a entender seus potenciais, seus limites e a lidar com os desafios do dia a dia, desenvolvendo como produto uma tecnologia virtual de capacitação de pessoas e coleta de dados para melhoria da saúde mental”, diz o sergipano.


Mas quem é esse sergipano? Formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe, com passagens por centros de excelência internacionais, como a Sciences Po Lyon (Instituto de Estudos Políticos de Lyon/França) e BLCU (Universidade de Língua e Cultura de Pequim/China), Eduardo Vieira trabalhou na principal consultoria de gestão brasileira, Falconi, e com o IPTI (Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação), desenvolvendo uma tecnologia social de melhoria da relação entre famílias e escolas em comunidades de extrema pobreza no interior de Sergipe. Atualmente, atua como consultor de empresas e projetos enquanto desenvolve este projeto sobre saúde mental.

O projeto
A proposta do projeto do sergipano a ser desenvolvida é desenvolver metodologias lúdicas de aprendizagem junto às escolas, de forma a permitir que crianças possam ser capazes de compreendê-lo, para em seguida aplicar a um sistema interativo (a exemplo, um jogo) contendo tecnologias como a realidade aumentada e a inteligência artificial. Ambas já são atualmente utilizadas para tratamento de problemas como fobias, ansiedade e depressão, mas não para aprendizagem e prevenção nessa perspectiva.


A realidade aumentada, assim como a virtual, tem em seu principal valor a capacidade de despertar emoções e reações como se estivéssemos em uma situação real. Por isso será utilizada para expor o usuário a cenários e situações pensados de forma didática, para que o usuário possa ser estimulado, interagir e gerar aprendizagem para o usuário e para o sistema.


A inteligência artificial, por sua vez, tem como seu principal valor a capacidade de identificar padrões em bases de dados complexas, aprendendo, gerando análises e reações mais precisas. Assim, será utilizada para processar as respostas da interação do usuário e gerar uma reação adequada do sistema em prol do nosso objetivo, permitindo também que especialistas possam utilizar essas informações para apoiar seus diagnósticos e tratamentos.


O objetivo é de desenvolver um negócio social com o foco em capacitar e fortalecer as pessoas sobre suas mentes, tornando, crianças ou trabalhadores em pessoas mais autônomas, resilientes e proativas, cada vez mais aptas a entender seus potenciais, seus limites e a lidar com os desafios do dia a dia, desenvolvendo como produto uma tecnologia virtual de capacitação de pessoas e coleta de dados para melhoria da saúde mental.

Doações
Participando dessa incubadora, o sergipano terá o melhor apoio e network para tornar essa ideia em realidade num curto período de tempo e da melhor forma possível. Tudo que for desenvolvido, com acesso à tecnologia de ponta global, será inicialmente implantado e desenvolvido focando no desenvolvimento da saúde mental em comunidades de extrema pobreza em Sergipe, difundindo em seguida para o restante do Brasil e do mundo.


Com esse projeto, Eduardo acredita que irá conseguir atuar num dos maiores problemas atuais de nossa sociedade e fortalecer a saúde mental por todo o mundo. Portanto, toda ajuda é bem-vinda para ele. As contribuições podem ser feitas através do link abaixo ou das contas abaixo: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/leve-um-projeto-para-saude-mental-a-incubadora-da-singularity ou na conta em nome de Eduardo M C C Vieira (Banco do Brasil Ag. 3546-7 CC. 20717-9) e Santander (Ag. 3980 CC. 01077381-5).

Andréa Vaz/Equipe JC