13/09/2018 as 08:51

SMTT

Nestor Sampaio: mudança no acesso melhora trânsito

População aprova alteração e acredita na redução de congestionamentos.


Nestor Sampaio: mudança no acesso melhora trânsitoFoto: André Moreira/Equipe JC

As mudanças de acesso à Avenida Nestor Sampaio no cruzamento com a Avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro) passaram a valer nessa quarta-feira, 12, e na opinião dos comerciantes da região, moradores e motoristas, o fluxo melhorou consideravelmente. A alteração é para o condutor que segue pela Av. Augusto Franco no sentido zona sul da cidade que não poderá mais entrar à esquerda para acessar a avenida Padre Nestor Sampaio, no bairro Ponto Novo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou a orientação do trânsito no local na manhã de ontem, e permanecerá por cerca de duas semanas.


Segundo o comerciante Telmo Nascimento, foi possível perceber que o trânsito folgou nos trechos antes e depois do semáforo. Ele é chaveiro e tem a barraca de trabalho localizada na esquina do cruzamento, onde diariamente acompanha o tráfego na região.


“O sinal fechava para quem ia entrar à esquerda, para a Nestor Sampaio, mas continuava verde para quem desejava seguir, e com isso ficava uma fila enorme de carro parado do outro lado. Muitas vezes faziam uma terceira fila e o engarrafamento era grande. Eu acho que essa mudança aqui é bastante positiva”, acredita Telmo.


Da mesma forma pensa a senhora Silvania Barros. “Para esse trecho, a alteração parece ser positiva. Agora eles têm que ajeitar essa rua subindo sentido o Castelo Branco, que o engarrafamento lá apertou um pouco”, acrescenta.


No local já existe placa de sinalização orientando onde os condutores poderão fazer o retorno. Há duas opções: retornando no viaduto do Detran, pela lateral do Ferreira Costa, ou, pela primeira rua após no semáforo, a Francisco de Assis Delmondes (ao lado da Emurb) e seguir pela rua João Soares Nascimento (atrás do Gbarbosa), até chegar à avenida Nestor Sampaio, fazendo um laço de quadra.


“Essa situação aumentou aqui depois da inauguração da Avenida Etelvino Alves Lima. Foi quando percebemos que a mudança teria que acontecer o mais rápido possível. Então analisamos o trânsito, e ainda estamos planejando e estudando outros pontos, porque temos que dar opções aos condutores que antes convergiam à esquerda, para não atrapalhar e tirar a mobilidade dele de ir e vir”, explica o coordenador de sinalização da SMTT, Diego Carvalho.


A equipe técnica da SMTT ainda segue realizando análises neste trecho, afim de avaliar o tempo dos semáforos e a vazão dos veículos, já que foi feita a retemporização da sinaleira.

Laís de Melo/Equipe JC