14/09/2018 as 17:21

Cidades

Obras do Atheneu Sergipense estão com mais de 60% concluídas

Foram investidos em torno de R$9 milhões para transformar a unidade escolar em uma das mais modernas do país.


Obras do Atheneu Sergipense estão com mais de 60% concluídasFoto: Eugenio Barreto

Com o objetivo de acompanhar in loco as obras de reforma e ampliação das escolas da rede pública estadual, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, esteve na tarde desta quarta-feira, 12, no canteiro de obras do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju. Estão sendo investidos mais de R$ 8.387.488,00. A entrega do Centro de Excelência está prevista para o primeiro semestre de 2019, e a sociedade sergipana terá uma das unidades escolares mais modernas do Brasil.

Na oportunidade, o secretário percorreu todas as instalações do prédio. De acordo com ele, investir na reforma e ampliação só comprova a responsabilidade do Governo do Estado de Sergipe, por meio das ações e estratégias da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em promover melhorias na qualidade do ensino público e oferecer aos sergipanos um espaço escolar adequado e que priorize os processos de ensino e aprendizagem.

“O Centro de Excelência Atheneu Sergipense é um ícone na educação do Estado. É um orgulho para todos nós. No que se refere à obra, a unidade escolar já conta com uma boa estrutura; e essa reforma passa por uma revitalização e modernização, mas preservando a originalidade do projeto arquitetônico. Todos esses aspectos, aliados à tradição no que se refere à qualidade do ensino público, são mantidos ”, ressaltou Josué Modesto.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

A reforma e ampliação da unidade escolar contou com uma nova pavimentação interna e externa dos pisos. Todas as dependências serão climatizadas, sendo 25 salas de aula, duas salas de informática, laboratórios de química, física, biologia e linguagens. Os estudantes terão um auditório com a capacidade para aproximadamente 200 pessoas, refeitório, salas de dança, do grêmio, além dos espaços destinados às salas de multimídia e comitê pedagógico. Serão instaladas 92 câmeras em todas as dependências do prédio.

O projeto foi pensando para atender às normas técnicas de acessibilidade. Desta maneira, o prédio terá, além das rampas de acesso, elevador, mapa e pisos táteis e banheiros adaptados. A reforma possibilitou a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva. A empresa responsável pelas obras é a ARS Construção e Empreendimento do Brasil Ltda. O processo licitatório obedeceu ao cronograma previsto pela Companhia Estadual de Habilitação e Obras Públicas (Cehop), e a ordem de serviço teve início em 1° de fevereiro de 2018.

O diretor, professor Daniel Lemos, não disfarçou a alegria ao comentar sobre essa reforma e revitalização. Segundo ele, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, embora seja marcado pela tradição no ensino, com quase 148 anos, consegue ser contemporânea e com os melhores índices de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas avalições de proficiência nas áreas do conhecimento.

“A reforma e ampliação atenderão às demandas da educação do século XXI, no que se refere tanto à adequação de espaços quanto aos laboratórios. Reconheço que todos os pedidos que foram feitos, após a elaboração do projeto, estão sendo atendidos, como a construção de um palco na quadra para os eventos culturais. Esse espaço mais confortável para os nossos alunos irá incrementar e fomentar ainda mais o trabalho realizado na unidade escolar, que é uma referência no tocante ao ensino público”, salientou Daniel Lemos.