21/09/2018 as 09:49

Dia mundial sem carro

Ruas do Centro serão fechadas sábado

O objetivo é estimular que as pessoas reflitam sobre a importância para a mobilidade urbana da utilização do transporte público, diminuindo o fluxo de veículos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ruas do Centro serão fechadas sábado

Quem for ao Centro de Aracaju neste sábado, 22, vai encontrar as ruas no entorno da Praça General Valadão um tanto quanto modificadas. Mais uma vez, a Prefeitura de Aracaju realizará, dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é estimular que as pessoas reflitam sobre a importância para a mobilidade urbana da utilização do transporte público, diminuindo o fluxo de veículos.

Para isso, a Rua João Pessoa, no trecho em frente ao antigo Hotel Palace, e a Rua José do Prado Franco, entre a Travessa Hélio Ribeiro e a Rua Santa Rosa, no Centro da cidade, serão fechadas para o fluxo de veículos e transformadas em espaço exclusivo para pedestres e ciclistas.

As ruas serão fechadas para o fluxo de veículos a partir das 18h30 da sexta-feira, 21, e assim permanecerá até às 17h do sábado. O trânsito estará liberado nas travessas Hélio Ribeiro e Baltazar Góis, no entorno da Praça General Valadão.


Durante o bloqueio, o condutor que segue do mercado para a Zona Sul deverá acessar a Rua Santa Rosa e seguir pela Rua Otoniel Dórea. Os ônibus do transporte público percorrerão seu trajeto normal.

Dia Mundial sem Carro
O Dia Mundial sem Carro nasceu em 1997, na França, e a ideia foi se espalhando por cidades de todas as partes do mundo ao longo dos anos. A proposta é fazer com que a população adote alternativas de transporte não-poluente, como bicicleta ou mesmo caminhar, no caso de trajetos de curta distância, e reflita sobre os impactos do grande número de automóveis no meio ambiente e no bem-estar da sociedade.

Semana Nacional de Trânsito
Seguindo a programação da Semana Nacional do Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) e a SMTT/AJU apresentam, também na sexta-feira, a exposição “Vida no Trânsito – Celular e Direção”. A mostra educativa acontecerá das 10h às 22h, em frente à loja C&A do Shopping Jardins e contará com um carro simulador, onde o público vivenciará situações reais em que o uso do telefone móvel compromete a segurança no trânsito e coloca em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres. No local, também serão apresentados dados estatísticos sobre o grande número de acidentes provocados pela combinação entre celular e direção.