21/09/2018 as 15:47

Operação Enedra

Irmãos lideravam associação criminosa em Simão Dias

Leandro e Leonardo lideravam associação criminosa responsável por cometer homicídios e tráficos de drogas na região de Simão Dias.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Irmãos lideravam associação criminosa em Simão DiasFoto: SSP/SE

O delegado Cléver Farias apresentou nesta sexta-feira, 21, detalhes acerca da Operação Enedra – de origem grega, que significa emboscada -, deflagrada nas primeiras horas da quinta-feira, 20, cumprindo 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. As investigações duraram quatro meses e foram desenvolvidas pelas equipes de investigação da Delegacia de Simão Dias. 

De acordo com o delegado, o principal objetivo do trabalho foi desarticular uma associação criminosa envolvida com a prática de homicídios e tráficos de drogas na região do município de Simão Dias. Uma das vítimas dessa organização, foi o jovem Thyago Lage Barroso, 19 anos, que morreu durante uma emboscada em maio deste ano. Os envolvidos foram presos na operação deflagrada ontem. Aparelhos celulares também foram apreendidos. A arma utilizada no crime de Thyago ainda não foi localizada. 

“Essa associação criminosa foi toda desarticulada, pois os envolvidos foram identificados e presos. Os líderes da organização são os irmãos Leandro e Leonardo, que passavam as drogas para serem distribuídas pelos demais. Há testemunhas que afirmam que eles estavam em um veículo no dia da morte da vítima próximo ao local do crime, possivelmente os dois irmãos deram fuga a Joandersson que efetuou os disparos contra a vítima”, destacou o delegado Cléver Farias.

 

O delegado complementou detalhando o trabalho realizado pela equipe até a deflagração da Operação Enedra. “Nós trabalhamos incessantemente colhendo depoimentos de testemunhas, conversando com a família da vítima, analisando denúncias anônimas e imagens que mostravam o veículo utilizado pelos criminosos. A partir daí fizemos o nosso relatório das investigações indicando os suspeitos e encaminhando para a Justiça, que concedeu as prisões”, explicou.

Presos

Foram presos: Leandro Custódio R. Matos, 28 anos; Leonardo Custódio R. Matos, 28 anos; Joaldo das Virgens de Santana, 21 anos;  Joandersson das Virgens de Santana, 19 anos;  José Alves de Andrade Júnior, 33 anos; Franciele Santos Santana, 20 anos; José Anderson Santos da Silva, 34 anos; Rafael Soares, 26 anos; José Vinícius Menezes Conceição, 19 anos; Tellon Eduardo Tavares Fontes, 20 anos; e Hytalo Vinícius S Santana Rosa, 23 anos.

A ação

A ação foi coordenada pelos investigadores da Delegacia de Simão Dias e teve o apoio operacional de equipes da Coordenadoria da Polícia Civil no Interior (Copci), Grupo Especial de Repressão e Buscas (Gerb), das Delegacias Regionais de Lagarto, Itabaiana e Estância e ainda das unidades da Polícia Civil em Itabaianinha e Boquim.