21/09/2018 as 17:46

CIDADANIA

Sábado é Dia da Livre Iniciativa e terá mais de 30 serviços gratuitos

Evento reunirá professores e alunos de diversas graduações presenciais e EAD para oferecer, gratuitamente, serviços básicos de atenção à saúde e cidadania

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Neste sábado, 22, a população terá acesso a serviços básicos de saúde e cidadania com a realização da 12ª edição do Dia da Livre Iniciativa, organizado pela Universidade Tiradentes. Será das 8h às 12h na Praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz, no centro de Aracaju.

Serão cerca de 30 serviços básicos de atenção à saúde, como: consultas médicas, atendimentos odontológicos e fisioterápicos, orientações nutricionais e farmacêuticas, exames de glicemia, aconselhamento psicológico, teste rápido para HIV, orientação e educação quanto à prevenção de câncer do colo uterino e mama, doação de preservativos femininos e masculinos, aferição de pressão arterial e vacinação (Hepatite B e Tétano). Estas iniciativas serão desenvolvidas por estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Odontologia e Medicina.

Além dos atendimentos das áreas de Saúde, os cursos de Comunicação Social e Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, também farão atividades, como transmissão do evento e assessoria jurídica, respectivamente. O curso de Estética e Cosmética oferecerá cortes e hidratação de cabelo.

A novidade deste ano é a forte participação de cursos da modalidade a Distância, como o de Serviço Social que fornecerá orientações sobre os direitos sociais aos cidadãos. Já os estudantes de Pedagogia e Pedagogia EAD farão atividades e recreação infantil; os do curso de Recursos Humanos orientarão quanto à estruturação de currículo e como se dar bem entrevistas de trabalho; os de Ciências Contábeis tirarão dúvidas quanto à abertura de Micro
Empresa Individual (MEI); os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferecerão práticas com jogos de realidade virtual e os de Educação Física com práticas lúdicas esportivas.

Segundo a assessora da coordenação de Extensão da Unit, professora Cristiane Santana, o evento é uma prestação de contas da Universidade à sociedade. “O objetivo é apresentar os serviços que a Unit desenvolve em suas atividades de extensão, reforçando sua preocupação com a responsabilidade social”, explica. Além de o programa favorecer a sociedade, os alunos também são beneficiados com o evento. “A comunidade será atendida e usufruirá de parte dos serviços de qualidade que a instituição oferece, resultando, também, em experiência aos discentes fora da sala de aula”, finaliza Cristiane.

O Dia da Livre Iniciativa é campanha de responsabilidade social promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES.

Com a expectativa de mais de 2.500 participantes, pelo 12º ano, a Unit e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) oferecem um dos serviços mais procurados no Dia da Livre Iniciativa: a emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade.


Documentos necessários para a emissão de carteira de identidade

1º via (pessoas até 17 anos)

  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada,
  • Comprovante de residência original e cópia em nome da pessoa ou dos pais;
  • CPF (se tiver e quiser incluí-lo);
  • 2 fotos 3×4
  • Para pessoas com idade superior a 18 anos, a 1ª via da identidade só poderá ser emitida no Instituto de Identificação.

2ª via (pessoas com 18 ou mais)

  • Carteira de identidade antiga
  • Certidão de nascimento (se solteiro/a) ou certidão de casamento original ou cópia autenticada dos documentos citados
  • Se viúvo (a), certidão de óbito original e cópia
  • Se separado (a) judicialmente ou divorciado (a), a averbação tem que constar na certidão de casamento
  • Comprovante de residência original e cópia em nome da pessoa
  • Cópia do CPF

Importante

Se a pessoa perdeu o RG, apresentar o B.O., certidão de nascimento e cópia do RG legível.

Só será colocado o número do CPF com a apresentação do CPF original ou documento da Receita Federal, CNH ou Carteira profissional de trabalho.

Só serão inseridas as profissões de lavrador, pescador, artesão e marisqueiro com apresentação da declaração ou carteira do sindicato.