09/10/2018 as 08:23

Mutirão/Emsurb

Lixo eleitoral mobiliza equipes da Emsurb

Santinhos, garrafas plásticas e restos de comida sujaram ruas.


Lixo eleitoral mobiliza equipes da EmsurbFoto: André Moreira/Equipe JC

O dia de votação das eleições 2018 rendeu muitos “santinhos” espalhados pelas ruas de Aracaju. Ainda no domingo, 07, a Empresa Municipal de Serviços e Urbanização (Emsurb) da capital disponibilizou duas equipes de plantão para realizar a limpeza em áreas em situação crítica de sujeira, como nas proximidades das escolas Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Salesiano e Arquidiocesano. Na manhã de ontem, 08, outras 36 equipes de limpeza foram destinadas para realizar mutirão nas zonas eleitorais de Aracaju.


No conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado, zona sul da capital, por volta das 09h30 da manhã de ontem, 08, ainda havia muita sujeira nos canteiros das calçadas próximas às escolas onde ocorreram votações e também nas ruas paralelas.


O diretor de operações da Emsurb, Bruno da Paixão Moraes, conta que foram direcionados cerca de 432 trabalhadores para o mutirão de limpeza nas regiões de zonas eleitorais em Aracaju na manhã de segunda-feira. O órgão previa concluir a limpeza por volta das 12h para, a partir das 14h, retomar o cronograma normal de limpeza da cidade.


“O TER divulgou as áreas de votação e nós fizemos um cronograma especial, setorizando os bairros e regiões. Além de irmos nos pontos de votação, também iremos nas áreas onde tiveram comemorações, como a avenida Barão de Maruim e Calçadão da 13 de Julho”, disse.


Segundo Bruno, toda a limpeza está sendo direcionada para uma área específica onde, após a conclusão, será realizada a pesagem. O diretor ressalta ainda que a sujeira não se resume aos milhares de “santinhos” no chão. “Além do papel, também encontramos muita garrafa plástica, coco, e isso tudo acaba sendo impactado na limpeza do ponto em si onde ocorreu a zona eleitoral”, acrescenta.


O mutirão aconteceu com as equipes da limpeza padrão da capital, com a varrição e recolhimento de materiais nas vias, destinados em caçambas.

Laís de Melo/Equipe JC