16/10/2018 as 11:25

Greve dos médicos

Médicos fazem manifestação na UBS Cândida Alves

Há 90 dias em greve, categoria realiza mais um ato reivindicando pelo reajuste salarial de 2,94%.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Médicos fazem manifestação na UBS Cândida AlvesFoto: André Moreira/Equipe JC

Há 90 dias em greve, os médicos da Rede Municipal de Saúde de Aracaju, realizaram mais um ato na manhã desta terça-feira, 16, com o objetivo de chamar a atenção da população devido à falta de negociação entre a prefeitura e a categoria. A manifestação ocorreu na frente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Alves, situada no bairro Santo Antônio.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Dr. João Augusto Oliveira, o prefeito Edvaldo Nogueira tem sido inflexível em não viabilizar uma negociação com a categoria, que reivindica pelo reajuste salarial de 2,94%.

“É uma intransigência do prefeito Edvaldo Nogueira não querer negociar com os médicos para acabar com a greve. Junto com seus assessores, eles se negam, mesmo existindo a possibilidade, de conceder o nosso reajuste salarial”, afirma o presidente do Sindimed.

Ainda segundo Dr. João Augusto, a ação dos médicos teve o apoio das pessoas que chegavam à UBS. Ele informou que os atendimentos clínicos continuam a ocorrer de forma reduzida.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a adesão dos profissionais que atuam nas redes básica e especializada é de aproximadamente 25%. Informou, ainda, que as redes de urgência e emergência do município não aderiram a greve.

Na última quarta-feira, 10, foi marcada uma audiência de reconciliação no Ministério Público Estadual (MPE). Entretanto, a Prefeitura de Aracaju se manteve ausente. Através da SMS, a prefeitura encaminhou, no dia 9, um ofício ao MPE, justificando o não comparecimento e alegando não haver novos elementos a serem tratados sobre a questão.

Em nota, a SMS expressa que não há condições financeiras para conceder o reajuste pleiteado pela classe médica e, no início desse mês, já recorreram à justiça para que os atendimentos à população sejam restabelecidos.