19/10/2018 as 09:24

Fim de ano

Adiantar o 13º pode ser vantajoso, diz economista

Com menores taxas de juros, empréstimo consignado é o mais atrativo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Adiantar o 13º pode ser vantajoso, diz economistaFoto: Jadilson Simões

Por Laís de Melo 

Está se aproximando do mês de dezembro, período em que trabalhadores recebem o pagamento do décimo terceiro salário. O dinheiro, muitas vezes, chega em boa hora para a quitação de dívidas que foram acumuladas durante o ano, e em alguns casos se torna vantagem para quem quer sanar débitos pagando juros menores. Além do adiantamento do 13º, muitos servidores e empregados optam pelo empréstimo consignado por apresentar as menores taxas de juros.


O economista Luis Moura explica que há vantagens para quem quer antecipar o décimo e possui dívidas com juros maiores do que os juros pagos pela antecipação.

“Os bancos cobram cerca de 2,5%, podendo ser um pouco mais, para antecipar o décimo. Então se você tiver devendo um cheque especial ou cartão de crédito, estará pagando juros de 8% ou 15%, e a antecipação valerá a pena”, disse o especialista.
O gerente de uma agência de banco localizado no Centro da Cidade confirma que por estar mais próximo do mês de dezembro as taxas de juros para antecipação do 13º caem. “Como está mais próximo de receber, consequentemente vai pagar menos juros. Por isso sempre falamos que vai ficar melhor para o cliente se ele antecipar agora”, explica Lucas.

Consignado
O empréstimo consignado é o que apresenta taxas mais atrativas de juros para os consumidores e por isso é um dos mais procurados. A gerente geral de uma agência bancária localizada também no Centro de Aracaju, Margarete Mendes, explica que esse tipo de empréstimo tem taxas menores pois os bancos descontam diretamente da folha de pagamento dos clientes, tendo assim garantias de que não haverá inadimplência.


“Esse é o empréstimo com maior vantagem porque ele é averbado na folha de pagamento, por isso se torna o mais atrativo. O banco se compromete em debitar do contracheque do cliente e repassar em cinco dias úteis. Também se torna uma vantagem para empresas que fecham convênios com os bancos, pois um servidor ou empregado endividado, não funciona bem. Ele pode ir atrás de empresas de financiamento ou agiotas, com taxas bem maiores. Se a pessoa estivar com as contas equilibradas, ela rende mais”, ressalta a gerente.

As taxas de juros são definidas a partir do relacionamento do cliente com o banco, segundo Margarete. “. Mesmo sendo consignado, o cliente tendo mais relacionamento, a taxa vai ser mais interessante ainda. Por exemplo, quem tem conta e ainda recebe salário pelo nosso banco, com certeza ele terá taxas de juros menores para o empréstimo consignado”, explica.

Consignação Caixa
Na Caixa Econômica Federal (CEF) o empréstimo por consignação em folha de pagamento pode ser destinado a empregados, servidores, pensionistas, aposentados de caráter permanente de empresas privadas e de órgãos da administração direta e indireta, cujos órgãos pagadores possuam convênio de consignação formalizado com o banco.
A contratação pode ser solicitada diretamente nas agências ou autoatendimento, com um correspondente Caixa Aqui Negocial (CCA), Internet Banking ou Mobile. O valor máximo para contração é calculado em função da capacidade de pagamento do tomador, de forma que a prestação não ultrapasse 30% da remuneração líquida.