13/11/2018 as 09:59

Comunicação

Alunos da UFS preparam cartilha em três idiomas

Ideia vai ajudar comunicação com visitantes estrangeiros do Parque dos Falcões.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alunos da UFS preparam cartilha em três idiomasFoto: Divulgação

Já conhecido por muitos sergipanos, turistas, estudantes e pesquisadores, o Parque dos Falcões, localizado em Itabaiana, a 45km de Aracaju, é um dos pontos turísticos mais atraentes e agradáveis de Sergipe. No local existem dezenas de aves de rapina, como falcões, gaviões e corujas. Mesmo tendo um grande número de visitantes estrangeiros, o espaço não tem guias que falem outras línguas e justamente para ajudar nessa comunicação os estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão elaborando uma cartilha de apresentação em três idiomas.


Intitulado de Harpia, o projeto conta com a iniciativa de cerca de 30 alunos e professores da instituição. Em entrevista à Rádio UFS FM, o estudante do oitavo período Jeferson Felipe explicou que a ideia surgiu na sala de aula e da vontade de contribuir com o povo de Sergipe. A cartilha será em três idiomas: espanhol, francês e inglês.


“Durante as aulas pensamos em um projeto que tivesse impacto no Estado. Escolhemos o Parque dos Falcões, pois é reconhecido internacionalmente pelo trato com as aves e pela proteção ambiental. A área tem um potencial gigantesco, por isso a importância de compartilhar desse importante espaço de proteção ambiental”, disse o estudante.


Jeferson disse ainda que o grupo está desenvolvendo as cartilhas em três línguas para poder facilitar a visitação, tanto do guia, quando dos turistas. “As cartilhas possibilitam que os visitantes não se percam durante a visita ao trajeto. Tanto Alexandre Costa como José Percílio, que comandam o parque, não falam outras línguas, o que acaba dificultando um pouco o contato com os estrangeiros. Visitamos o local e os donos do parque nos informaram que a comunicação era realmente um empecilho durante a visita, foi aí que surgiu a ideia da criação desta cartilha”, comentou.


A cartilha vai ser um passo a passo de todo o passeio. “Vai ter a demonstração de todas as aves do parque além de informações como nome específico, nome comum, curiosidade sobre as aves etc. As cartilhas já estão quase prontas, falta fazer algumas revisões”, disse Jeferson, reforçando ainda que os alunos estão em busca de parceria com gráficas para a impressão e distribuição das cartilhas.

Harpia
Também conhecida como “Gavião-Real”, a Harpia é a maior ave predadora encontrada no Brasil, sendo uma das mais pesadas e velozes do mundo. As Harpias são predadoras tremendamente eficazes, com garras mais compridas do que as de um urso-cinzento. É uma águia adaptada ao voo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados e possuem como principais características físicas olhos pequenos, um longo topete, a crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.

Por Grecy Andrade/Equipe JC