09/01/2019 as 17:36

REFUGIADOS

Venezuelanos chegam a Sergipe

Dos 35, 25 permanecerão em Aracaju aos cuidados da Arquidiocese e os outros 10 serão encaminhados para o município Nossa Senhora da Glória.


Venezuelanos chegam a SergipeFoto: Flávia Pacheco/Divulgação

O grupo composto por 35 refugiados venezuelanos, que ficará sob os cuidados da Associação da Arquidiocese de Aracaju, chegou na tarde de hoje, 9, à Aracaju. A chegada ao Aeroporto Santa Maria ocorreu às 14h30, num voo realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Dos 35, 25 permanecerão em Aracaju aos cuidados da Arquidiocese e os outros 10 serão encaminhados para o município Nossa Senhora da Glória.

 Segundo a coordenadora da Rede de Urgência da SES, Jurema Viana, o Ministério da Saúde (MS) providenciou, através da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU) e da Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista (SMSA) a vacinação de todas as 35 pessoas, com 14 dias de antecedência, para as vacinas de febre amarela e tríplice viral. Para receberem autorização de viagem, passaram por avaliação médica um dia antes do embarque.

 “Em Sergipe, nós estamos garantindo uma viatura de suporte básico do SAMU para acompanhar o trajeto do aeroporto até Caritas, no bairro Industrial, como também o desembarque. Caso alguém tenha alguma descompensação, algum mal em decorrência da viagem, poderá ser atendido inicialmente pela equipe da UBS e, se for necessário deslocamento, a gente vai fazer essa orientação para atendimento em um pronto socorro da capital” explicou Jurema.

 Ainda segundo Jurema, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está acionada e vai assumir os cuidados de rotina aplicados quando se tem a chegada de pessoas novas dentro do território. “A vigilância sanitária do município visitou a sede de Caritas Brasileira e todos os procedimentos já estão sendo observados e devidamente monitorados”, concluiu a coordenadora.

A Arquidiocese de Aracaju já tem disponíveis dois apartamentos e duas casas para receber os venezuelanos. “Algumas famílias irão trabalhar na igreja e outras por meio da Diocese serão integrados em outros trabalhos”, conclui Padre Marcelo











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.