17/01/2019 as 10:36

Buracos

Ciclovias da capital estão sem manutenção

Ciclistas e pedestres reclamam da quantidade de buracos e outros obstáculos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ciclovias da capital estão sem manutençãoFoto: Jadilson Simões

 

Diariamente, ciclistas encontram problemas que os impedem de circular tranquilamente pelas ciclovias de Aracaju. São buracos, desníveis, trechos quebrados e falta de sinalização que comprometem a mobilidade de quem prefere a bicicleta como meio de transporte seja para ir ao trabalho, para a faculdade ou mesmo para o lazer. O perigo de passar por uma ciclovia se torna ainda maior em trechos da Avenida Beira Mar. Sem lâmpadas, o local impõe medo e a escuridão toma conta do lugar.

A psicóloga e ciclista Mikaelle Palumaky contou que nesta semana passava pela ciclovia próximo ao Banese do Conjunto Augusto Franco, quando o pneu de sua bicicleta entrou em um buraco e ela caiu. “Eu vinha de bicicleta pela ciclovia quando o pneu entrou no buraco e eu caí. Infelizmente não é só esse trecho que está ruim, quem anda de bicicleta nas ciclovias sabe que a falta de manutenção ocorre, sem contar alguns trechos que estão escuros ou até mesmo a vegetação está tão grande que é preciso desviar para não bater nos galhos”, conta.

O repórter fotográfico do JORNAL DA CIDADE Jadilson Simões utiliza a bicicleta em seus momentos de lazer. Ele conta que em suas pedaladas diárias foi descobrindo diversos obstáculos que deixam o momento de prazer um pouco preocupante. “Vários trechos estão repletos de buracos e desníveis, inclusive já estourou um pneu da bicicleta por causa de um buraco. Além disso, quando não está escuro as plantas estão tomando conta das ciclovias e é preciso abaixar a cabeça e desviar para não bater a cabeça. Outro problema é que a população insiste em andar em cima das ciclovias, sendo que as calçadas estão disponíveis para isso”, reclama.


O JC entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para saber se há previsão de reparos na ciclovia e a informação passada é que “desde janeiro de 2017 o órgão recuperou alguns trechos de ciclovia da capital, como na Avenida Santa Gleide, e também construiu novos, como na Avenida Canal 4, no Conjunto Augusto Franco, e no Bairro 17 de Março. A SMTT, em 2018, fez um levantamento completo em toda a faixa cicloviária de Aracaju sobre as condições estruturais e os serviços de revitalização necessários em cada trecho e agora busca captação de recursos para execução”, informou.

Para saber sobre a instalação da iluminação, entramos em contato com a Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb). A empresa informou que “no ano passado 97 luminárias foram furtadas ao longo da ciclovia da Avenida Beira Mar. A Emurb iniciou a recuperação da iluminação no local e até o momento foram repostas 40 luminárias no trecho compreendido entre a Ponte Godofredo Diniz, na Coroa do Meio, até a Ponte do Rio Poxim. Está na programação da empresa a continuação do trabalho a partir da próxima semana, no trecho compreendido após o Parque Governador Valadares até o terminal de integração da Atalaia. O prejuízo com esses furtos custou aos cofres públicos cerca de R$ 25 mil”, disse.