18/01/2019 as 09:04

longas filas

UPAs: atendimento não está regularizado

No local, a sala lotada, algumas pessoas sentadas no chão por falta de cadeiras suficientes, que eram ocupadas com doentes e acompanhantes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

UPAs: atendimento não está regularizadoFoto: Jadilson Simões/Equipe JC

Na tarde de ontem, mais de 50 pessoas aguardavam para serem atendidas no Hospital Nestor Piva, localizado na zona Norte de Aracaju. A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE esteve no local por volta das 16h e registrou a presença de pessoas que esperavam desde 12h30. Algumas delas já tinham passado por outras unidades de saúde em busca de um médico. Até que a situação do Hospital Fernando Franco, que está em interdição ética, seja resolvida, a solução de muitas pessoas é ir para a unidade da zona norte.


A jovem Silva Santos, moradora do Bairro Santa Maria, contou que saiu do bairro em que mora e foi para o Hospital Fernando Franco. Chegando lá, foi informada que não estava havendo atendimento ginecológico. Com isso, mesmo sentindo dores e sangrando muito, ela foi em busca de atendimento no Nestor Piva. “Estou há um mês sangrando muito e sentindo muitas dores, eu vivo tonta e com dor de cabeça. Hoje [ontem] eu não aguentei de dor e fui para o Fernando Franco, mas não tinha médico e estou desde as 13h aguardando aqui”, comentou.


No local, a sala lotada, algumas pessoas sentadas no chão por falta de cadeiras suficientes, que eram ocupadas com doentes e acompanhantes. Aos poucos, um funcionário chamava aos gritos, de um por um, quem já tinha feito a ficha e aguardava por atendimento. “Estou aqui desde 13h30, estou sentindo muitas dores”. Logo a conversa foi interrompida porque finalmente a senhora Gildete Santos foi chamada para atendimento.


A senhora Josineide Oliveira saiu do Município de Socorro para Aracaju em busca de um médico. “Eu passei primeiro no Hospital José Franco, mas lá não tinha médico e a informação era que só ia chegar um a noite. Eu não ia ficar com dor esperando, então resolvi vir logo para Aracaju”, contou.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Fernando Franco está em interdição ética e a SMS trabalha para fechar as escalas de médicos o mais rápido possível. No local, só estão sendo atendidos os casos mais graves.


No Nestor Piva, a informação passada pela assessoria é que os serviços de ortopedia e clínica cirúrgica estão funcionando normalmente. Apesar da assessoria afirmar que o atendimento estava ocorrendo de maneira rápida, não foi isso que o JC descobriu ao chegar ao local. “Temos feito visitas constantes ao local e não tivemos queixa dos usuários. Para se ter ideia, desde que a empresa entrou não tivemos queixas na Ouvidoria da secretaria”, informou a assessoria da SMS.


Foi questionado ainda se os servidores do Nestor Piva já haviam sido relocados para outros locais. “A secretaria tem conversado com os servidores para iniciar o remanejamento, que deve acontecer entre 30 e 60 dias. Esses profissionais deverão ser relocados para outros locais, como os CAPS, por exemplo, que estão necessitando de profissionais”.


Sobre o Hospital José Franco, em Socorro, o JC procurou a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é responsável pelo local. A informação passada é que o local está com falta de médicos e que na tarde de ontem apenas um médico estava no local.


“A falta de médica é uma realidade neste e em outros hospitais, mas isso deve se normalizar quando começarmos a chamar os médicos aprovados no processo seletivo simplificado. Estamos com um problema de fechamento de escala e logo teremos uma solução para este problema, pois a contratação de médicos é uma necessidade e prioridade”, informou a assessoria da SES.

Urgência odontológica
O serviço de urgência odontológica do Hospital Nestor Piva terá suas atividades transferidas para o Hospital Fernando Franco (zona sul). A mudança acontecerá a partir das 7h do próximo sábado, 19.


A pessoa que esteja precisando do serviço da urgência odontológica deve se dirigir até a recepção do Fernando Franco para ser encaminhada ao atendimento nas instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).


A urgência odontológica funciona no turno da noite, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h. Já os plantões são de 24 horas, aos sábados, domingos e feriados.