18/01/2019 as 18:51

CULTURA E RELIGIÃO

"Caminhada para Oxalá" é realizada em Aracaju

A concentração aconteceu na Praça do Mini Golf, e o cortejo seguiu até o Calçadão da Praia Formosa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Nayana Araujo

Com propósito de construir novos diálogos com base no amor e no respeito para conhecer as religiões, comunidades de matriz africana se reuniram em Aracaju para a quarta edição da "Caminhada para Oxalá", que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18.

A concentração aconteceu na Praça do Mini Golf, e o cortejo seguiu até o Calçadão da Praia Formosa, com a intenção de alertar a toda sociedade sergipana sobre o respeito a cultura dos diversos povos, da importância de aplicação de políticas públicas para o fortalecimento das comunidades tradicionais.

“É um momento importante de mobilização do nosso povo, para passar uma mensagem de paz, conquistas e garantia de direitos. Por isso, precisamos permanecer unidos para preservação do axé, da vida e da paz. Pois, elas serão os esteios da nossa sobrevivência e resistência cotidianas”, afirma Maria José dos Santos, integrante do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana.

Lucas Pereira afirma que fez questão de participar dessa e de outras edições do evento, como uma forma de chamar atenção da sociedade para as diversas violações que os povos de matriz africana têm sofrido em Sergipe. “O fechamento de terreiros, apreensão dos instrumentos sagrados (atabaques), queima de terreiro, apreensão de animais para sacralização, injurias e até de babalorixá ser proibido de deixar o estado”, explica.

Calendário Religioso e Cultural

Com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 75/2018, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Caminhada para Oxalá, foi incluída no Calendário Religioso e Cultural de Sergipe.

O evento organizado pelo Fórum Sergipano das Religiões de Matrizes africanas e parceiros, é realizado há vários anos, com a finalidade de promover uma cultura de paz e combater a intolerância religiosa, que vem atingindo as religiões de matriz africana.