23/01/2019 as 09:02

Reforma pronta

Biblioteca e Arquivo Público serão inaugurados

o investimento aplicado na obra foi em torno de R$ 900 mil

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Biblioteca e Arquivo Público serão inauguradosFoto: André Moreira/Equipe JC

As obras de reforma das sedes do Arquivo Público de Sergipe e Biblioteca Pública Epifânio Dória já foram concluídas. Contratadas pela Companhia Elétrica de Sergipe (Celse) e realizadas pela Habitacional Empreendimentos Ltda, as obras iniciaram em abril de 2018 e foram finalizadas em dezembro. Na manhã desta terça-feira, 22, trabalhadores estavam nos toques finais, com pintura da fachada da biblioteca, que aguarda apenas a data para a sua reinauguração. No próximo dia 28, às 17h, será a inauguração do Arquivo Público de Sergipe.


De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o investimento aplicado foi em torno de R$ 900 mil para a obra no Arquivo Público de Sergipe. A reforma serviu como recuperação da sede, localizada no Palácio Carvalho Neto, situado na Praça Fausto Cardoso, prédio de 1936.


Foi implantado um sistema moderno de combate ao incêndio e toda a rede elétrica e hidráulica foi recuperada, assim como as áreas abertas e de terraço, com uma impermeabilização mecânica.


“O auditório, com capacidade para 96 pessoas, foi totalmente recuperado e implantada uma plataforma de elevação para cadeirantes. A acessibilidade foi contemplada com a colocação de um elevador com acessos ao ambiente de pesquisa, bem como a reforma de banheiros para adequação aos portadores de necessidades especiais”, acrescenta a Seed.


A secretaria informa ainda que essas obras fazem parte do celebrado protocolo de intenções, entre governo e Centrais Elétricas, para a preservação do patrimônio cultural e histórico dos espaços públicos que integram o meio ambiente cultural do Estado.


“O protocolo tem duração de cinco anos e através dele a empresa assegurou fazer a reforma também do Teatro Tobias Barreto, da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Arquivo Público”, disse a Seed.

Arquivo Público
O Arquivo Público é uma instituição que está encarregada de guardar, preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo Poder Executivo ao longo da sua história. O Arquivo tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado, teses de doutorado, dentro e fora do Estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países. Dentre os documentos do Arquivo Público estão uma escritura de compra e venda de uma propriedade rural de 1673. Além disso, a coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho digitalizada na íntegra, do jurista Gumercindo Bessa, de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epifânio Dória, entre outros, além de digitalizado todo o Diário Oficial impresso em Sergipe, desde a primeira edição em 1895, até o último circulado em formato impresso, em dezembro de 2012.

Por Laís de Melo/Equipe JC