12/02/2019 as 17:25

SAÚDE

Agentes de endemias realizam ações de bloqueio contra o Aedes Aegypti

Esse serviço é executado das 17h às 19h


Agentes de endemias realizam ações de bloqueio contra o Aedes AegyptiFoto: Ana Lícia Menezes
O trabalho é minucioso e contínuo.  Os agentes de combate a endemias percorrem vários bairros de Aracaju. Vestidos com macacão de proteção, luvas e máscaras, eles aplicam inseticidas em locais estratégicos, previamente analisados. A aplicação é feita com o fumacê costal, equipamento colocado nas costas para borrifação manual do produto. A ação da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem o intuito de evitar a proliferação da dengue, zika e chikungunya. 
 
Ao todo, oito profissionais, distribuídos em duplas, trabalham diariamente. Cada dupla atua entre quatro e sete quarteirões.  Esse serviço é executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. O agente André Evangelista Santos atua nessa área desde 2009. Para ele, o trabalho é satisfatório porque ajuda a comunidade nesse combate. “Muitas vezes, a gente passa por um local que não está no roteiro, mas, como os moradores pedem, a gente vai e passa o fumacê”, contou. 
 
Como a máquina utilizada é pesada, existe um revezamento entre a dupla a cada 30 minutos. “Geralmente, o agente que vai à frente com a bandeira é o guia. Ele orienta o outro profissional. No caso de os dois estarem perto de uma padaria, o guia baixa a bandeira para sinalizar que naquele local há uma padaria. A borrifação é interrompida naquele trecho determinado por causa do produto químico. Bem assim ocorre em pontos e paradas de ônibus com grande aglomeração de pessoas. Algumas podem ter alergia ao produto”, explicou o agente de endemias.
 
Segundo o supervisor de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses, José Bonfim Oliveira, esse serviço de fumacê é feito prioritariamente do lado externo dos imóveis. “A gente costuma dizer que essa ação é complementar ao serviço que é executado pelo agente no dia a dia. Nós cuidamos da área externa e os outros agentes do espaço interno. É um trabalho conjunto que tem dado resultados significativos”, afirmou.

Fonte: PMA










Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.