22/02/2019 as 10:52

atraso/salários

Hospital Amparo de Maria: servidores ameaçam greve

Categoria alega estar sem receber salário há dois meses

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hospital Amparo de Maria: servidores ameaçam greveFoto: SES

Servidores do Hospital Amparo de Maria, localizado no Município de Estância, estão sem receber salários há cerca de dois meses, e também não receberam o pagamento do benefício de 13º salário. Insatisfeitos, os trabalhadores ameaçam entrar em greve geral. O Hospital, apesar de ser da rede privada, conta com a participação de convênios da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura da cidade. São cerca de 300 servidores públicos atuando na unidade.


A categoria está reunida hoje, 22, em assembleia para a tomada de decisões na luta pelos direitos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, a insatisfação não é só pela falta de salários, mas, a falta de material básico também prejudica o atendimento diário na unidade.


“Os servidores reclamam da falta de gaze, oxigênio, entre outras coisas. Mas, segundo os próprios gestores do hospital, ele está sendo bem gerenciado”, disse Couto.


O presidente informa ainda que o hospital aguarda uma decisão judicial para o bloqueio nas contas do Estado, para que uma dívida de R$ 900 mil seja quitada. “Ainda assim, esses R$ 900 mil darão conta de apenas uma parte dos salários, vai pagar um mês e deixar dois em atraso, e sem previsão de pagamento. O que o servidor vai receber não vai dar para nada. Não é justo ficar sem receber”, acrescenta.


Desde dezembro de 2018 os servidores do Hospital Amparo de Maria se manifestam pela falta de salários. Em janeiro a categoria fez uma paralisação geral do atendimento durante um dia inteiro, e caminhou pelas ruas de Estância para chamar atenção da população para a situação. Além disso, alguns serviços estão paralisados na unidade, a exemplo das cirurgias eletivas.


O JORNAL DA CIDADE entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em busca de explicações sobre a dívida com o Hospital Amparo de Maria, exposta pelo Sintasa, no entanto, até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi dada.

Por Laís de Melo/Equipe JC