15/03/2019 as 17:38

EM ARACAJU

Fim de semana de sol!

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, o tempo está favorável e sem chuvas até o dia 19 de março.


Fim de semana de sol!Foto: André Moreira

Depois de dias nublados e com fortes chuvas na capital, o fim de semana promete ser de sol na capital sergipana. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, o tempo está favorável e sem chuvas até o dia 19 de março.

O volume de chuvas, registrado nos últimos dias em todo o estado, pode favorecer os principais reservatórios hídricos de Sergipe. A mudança climática foi identificada pelo Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese) em todas as regiões. "Isso traz um aumento considerável no abastecimento dos corpos hídricos que cortam Sergipe. Podendo haver, também, a regularização do abastecimento de água”, explicou Overland Amaral.

No Baixo São Francisco e Alto Sertão, por exemplo, a média acumulada foi de 74mm. Já no Centro Agreste, o volume chegou aos 60mm. No Centro-Sul e Sul choveu 50mm e a tendência é aumentar ao longo do dia. A capital, grande Aracaju e cidades dos vales do Japaratuba e Cotinguiba tiveram uma média acumulada de 40mm.

O volume derramado até agora, segundo Overland Amaral, já indica que a média que deverá ser registrada entre os meses de março a maio deste ano, deverá superar as últimas três décadas. “Entre os meses de março, abril e maio, as médias foram de 550mm no Leste e Litoral, no Sertão 255mm, do Agreste 330mm. Já a previsão para o mesmo período, neste ano, é de 563ml para o Leste e Litoral, 277mm no Sertão e Agreste é de 360mm”, informou.

Para o meteorologista, o aumento previsto pode amenizar os efeitos da seca no estado, predominante há alguns meses. “O sistema de zonas de convergências demonstra que a influência das correntes marinhas do Atlântico Sul tem sido positiva. E isso favorece a presença de chuvas. Com isso é provável que as condições sejam favoráveis a um aumento da média geral. A ação do El Niño já está em processo de declínio e isso é provado com o aumento do volume das chuvas”, acrescentou.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.