21/03/2019 as 15:43

ARACAJU

Conscientização marca o Dia Internacional da Síndrome de Down

Ao contrário do que muitos imaginam, Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética na formação do feto, que resulta num cromossomo a mais no par 21 - chamada trissomia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Conscientização marca o Dia Internacional da Síndrome de DownFoto: Divulgação

Esta quinta-feira, 21 de março, não é um dia comum. A data é marcada pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. O período está no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 300 mil pessoas com a síndrome.

Ao contrário do que muitos imaginam, Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética na formação do feto, que resulta num cromossomo a mais no par 21 - chamada trissomia.

Para marcar a data, algumas instituições farão eventos na capital, visando a conscientização dos sergipanos. Confira abaixo:

Exposição Fotográfica ‘Não deixe ninguém para trás’ – Shopping Jardins

A mostra promovida pela Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down (CIDOWN) permanece em exibição na Praça de Eventos 1, próximo à Cacau Show, até o dia 24 de março, com acesso gratuito. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da inclusão das pessoas com a síndrome junto à sociedade. Os cliques são dos fotógrafos José Aquino e Saulo Coelho, que atuam como voluntários da CIDOWN e realizam oficinas junto aos atendidos em parceria com o Instituto Iluminar.

Campanha ‘Ninguém fica para trás’ - SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da diretoria de Atenção Integral à Saúde, coordenação estadual de Redes de Atenção à Saúde, Redes de Atenção à Pessoa com Deficiência, preparou uma vasta programação, que será realizada na próxima sexta-feira, 22, no Auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha – Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe para servidores e profissionais da Saúde.

 A abertura oficial do evento começa às 8h30 e, às 9h, inicia a palestra ‘A Síndrome de Down e a Importância da estimulação da comunicação e do desenvolvimento da fala’ com a fonoaudióloga Dra. Thereza Cristina Goulart Monnerat. Já às 10h, a bailarina Flávia Guadalupe fará uma apresentação e logo após, a professora e bailarina Hayffa Manzatto. Realizará uma exposição dialogada O evento segue com a autora do livro “Anjo de luz – Memórias de Amor”, Maria da Purificação Souza Simas, mãe de Matheus Souza Simas, às 10h30 e às 11h, a Dra. Larissa Galvão da Silva – Terapeuta Ocupacional – falará ao público sobre Terapia Ocupacional e suas intervenções no desenvolvimento da Pessoa com Síndrome de Down.