26/03/2019 as 09:18

SMTT/Infrações

Mais de 4 mil condutores são multados por avançar sinal vermelho

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse tipo de infração é classificada como gravíssima

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 4 mil condutores são multados por avançar sinal vermelhoFoto: Divulgação

O avanço de sinal vermelho nas vias está entre as infrações de trânsito mais cometidas em Aracaju. Somente nos primeiros dois meses deste ano, foram emitidas 4.425 autuações desta espécie, que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é classificada como gravíssima. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), alerta condutores e ciclistas sobre os perigos de cometer essa ação irregular.

“Quando há avanço de sinal vermelho, o indivíduo está colocando a vida dele e a das outras pessoas em risco, pois a chance de acontecer um atropelamento ou colisão é grande. Um pedestre, por exemplo, quando vê que o sinal fechou, obviamente, ele vai atravessar a faixa, logo, se o condutor ou ciclista não respeitar o sinal vermelho pode haver um atropelamento. A população precisa se conscientizar que esta imprudência é grave, perigosa e pode gerar sérias consequências”, ressalta o supervisor de Trânsito da SMTT, Erbert Zuzart.
 
Ele explica ainda que, na capital sergipana, existe a Lei Municipal Nº 3060/2002, que permite o avanço do sinal vermelho sem que haja autuação somente das 23h até as 6h, desde que o condutor esteja dentro do limite de velocidade permitido para aquela via e faça a ultrapassagem do semáforo com total segurança.
 
“O avanço é permitido neste horário, mas é preciso ter muita cautela. É importante reduzir sempre a velocidade, observar o fluxo e só avançar se houver segurança. Ou seja, a atenção precisa ser redobrada. Lembrando que, se o condutor avançar o sinal com o veículo acima da velocidade máxima permitida da via, poderá ser autuado”, frisa o supervisor.
 
Infração
 
Avançar o sinal vermelho é considerado infração gravíssima. Quem for flagrado cometendo a irregularidade leva sete pontos na carteira e ainda paga R$ 293,47 de multa.