18/04/2019 as 14:59

AUMENTO

Casos de dengue aumentam 330% em Sergipe

De acordo com o Ministério da Saúde, doença acarretpu 62 mortes em 2019

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Casos de dengue aumentam 330% em SergipeFoto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os casos de dengue aumentaram 330% em Sergipe, comparado ao ano passado, e lançou um alerta à a população sobre os perigos da doença, causada pela picada do mosquito transmissor Aedes aegypti.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 16 de março de 2019 ocorreram 62 mortes em todo país, o que corresponde a cinco por semana.

 

Segundo a SES, os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, principalmente da região ocular, dores nas articulações e nos músculos, cansaço excessivo, vômito e enjoo, tonturas, dores fortes e prolongadas no abdômen, além de muita sede ou boca seca.

 

Já os sinais para a dengue grave são dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen, vômitos persistentes e acumulação de líquidos, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue) e queda abrupta das plaquetas. A orientação é que quem tiver algum desses sintomas, procure o posto de saúde ou o hospital mais próximo e evite a automedicação.