20/05/2019 as 08:56

INMET

Nível de seca extrema diminui em Sergipe

Previsão climática aponta o início de uma boa fase para o plantio

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nível de seca extrema diminui em SergipeFoto: André Moreira/Equipe JC

O nível da seca extrema continua caindo em Sergipe e no Nordeste conforme dados do Instituto Nacional da Meteorologia (INMET). Pelo monitor de Secas do Nordeste, a seca excepcional também diminuiu significativamente no mês de abril em Sergipe, levando a mancha a desaparecer do mapa. De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral, a previsão climática aponta o início de uma boa fase para o plantio.


“Nós temos uma previsão de condição climática dentro da normalidade, e inclusive as chuvas estão retornando para Sergipe, e isso deverá favorecer o desenvolvimento da plantação. Deve começar a partir de agora o plantio, pois a situação climática deverá trazer condições mais adequadas para a produção de safras no estado”, disse Overland.


Segundo o Monitor de Secas do Nordeste, Sergipe teve precipitações acumuladas em abril que variaram entre 90 mm e 200 mm. “Houve uma pequena diminuição das áreas de seca em todo o estado, ficando o litoral sem indicativo de seca e diminuição das áreas de seca com direção ao sertão do estado”, informa o site.


A seca fraca varia no Leste, a moderada atinge o Agreste e a seca grave está localizada no sertão sergipano, no entanto, todo o estado está com seca de longo prazo, devido às chuvas dos últimos meses terem reduzido os impactos de curto prazo.


“Na última análise que nós temos, de fato, há uma redução de seca em toda a região Nordeste, bem como em Sergipe. A situação vai melhorando cada vez mais porque está se prologando o período chuvoso que vai até agosto. Haverá mais armazenamento de água, mais melhorias, e a seca vai reduzir em todas as regiões, chegando à normalidade”, ressalta Overland.