21/05/2019 as 14:55

INFECÇÃO

Laudo confirma contaminação da água consumida por alunos de escola estadual

Estudantes e servidores passaram mal e foram diagnosticados com infecção intestinal; fato aconteceu no último dia 9

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A água consumida por alunos e servidores do Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, antigo colégio Ministro Marco Maciel, do bairro 18 do Forte, na zona norte de Aracaju, no último dia 9, estava contaminada. A contaminação deve ter ocorrido por causa de uma infiltração externa no reservatório subterrâneo. Já o laudo dos alimentos consumidos pelos alunos descartou quaisquer alterações suspeitas. Esta é a conclusão dos laudos da análise da água e dos alimentos fornecidos pela unidade de ensino, segundo anunciou nesta terça-feira, 21, a Vigilância Sanitária do Estado.

Em nota enviada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), os laudos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) atestam a qualidade da água fornecida ao Centro de Excelência. Ainda segundo a nota, foram feitas análises a partir de amostragens colhidas em imóveis nos arredores da unidade escolar que comprovam que a água fornecida àquela comunidade está dentro dos parâmetros da legislação sanitária.

O cruzamento de dados das diversas análises aponta para a contaminação local, uma vez que só as amostras colhidas na unidade apresentaram alterações referentes aos números de coliformes totais, identificados pelo laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Sergipe (Lacen), por meio do encaminhamento do material colhido pela Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município de Aracaju na escola. A Seduc informa ainda que após vistoria no ambiente, a Vigilância Sanitária suspeita que a contaminação pode ser derivada de uma infiltração externa no reservatório subterrâneo, situação que, de acordo com a Secretaria, já está sendo verificada.

Segundo atesta a Seduc por meio da nota, desde que os alunos passaram mal, no último dia 9, medidas estão sendo adotadas para garantir a segurança sanitária dos alunos e servidores, a exemplo da suspensão do consumo da água na unidade tanto para ingestão como no manuseio de alimentos. Ainda conforme a nota, a pasta tem disponibilizado água mineral à unidade de ensino até que novas análises comprovem que a água está indicada para o consumo.

Os órgãos de vigilância de Saúde garantem que vão continuar monitorando a qualidade da água até que se descarte qualquer possível risco à saúde dos estudantes e funcionários. A Secretaria de Estado da Educação também mantém o acompanhamento às demandas identificadas na unidade.

O caso

No dia 9 deste mês, 16 alunos e dois servidores do Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, antigo colégio Ministro Marco Maciel, do bairro 18 do Forte, na zona norte de Aracaju, passaram mal. Todos apresentaram sinais semelhantes a infecção intestinal. Eles foram atendidos pelo Samu e levados à Unidade de Saúde da capital.