18/06/2019 as 15:46

Previsão do tempo

Mudança de estação deixa clima instável

Período chuvoso e quedas na temperatura devem seguir pelos próximos três meses

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Período de mudança de estação é sinônimo de instabilidade climática. Com o outono acabando em 21 de junho e o inverno chegando, as chuvas estão mais frequentes e as temperaturas começando a cair.

Segundo Overland Amaral, meteorologista da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), a redução da insolação permite que as massas frias penetrem a atmosfera com mais facilidade. Essas características são tradicionais da troca de estações e já eram esperadas.

Ainda de acordo com o meteorologista, as chuvas podem acontecer a qualquer momento. Overland explica que os temporais dos últimos dias, eram na verdade as chuvas que geralmente ocorriam em maio e que nos últimos anos estão vindo “atrasadas”. Contudo, mesmo ocorrendo em menos dias, o índice pluviométrico registrou números acima da média, outra particularidade do período.

O deslocamento das massas frias, atingido inicialmente o interior e movimentando-se pelo estado inteiro, propicia a formação de chuvas e quedas progressivas nas temperaturas nos meses de julho, agosto e setembro.