18/06/2019 as 18:07

EDUCAÇÃO

Confira dicas fundamentais para atingir a nota máxima na redação do Enem

Especialista dá orientações importantes para o estudante que pretende conseguir a famosa redação nota mil  

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

Com um peso considerável na nota, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa um grande desafio para muitos vestibulandos que querem conquistar uma vaga em faculdades de ampla concorrência de todo o País. Entre os 4 milhões de participantes do último Enem, apenas um pequeno grupo de 55 estudantes conseguiu obter a nota máxima na redação: a famosa redação nota mil, com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

 

Aplicada no primeiro dia do Enem, juntamente com temas de Linguagens e Ciências Humanas, a prova de redação e seus possíveis assuntos cobrados são sempre temidos pelos candidatos. Por esse motivo, para ajudar os vestibulandos a se saírem bem neste quesito, a coordenadora de redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, listou os principais pontos que os estudantes devem estar atentos e se preparar ao longo do ano para conseguir um bom desempenho na redação. Confira:

 

1- Produza redações semanalmente

 

Considere a preparação de um texto dissertativo-argumentativo, nos moldes solicitados pelo Enem, em sua rotina semanal. Dominar técnicas de escrita e conseguir uma boa apresentação do tema e de argumentos é fator-chave para ter um texto exemplar. “É essencial praticar com as redações de temas solicitados nos anos anteriores, com a finalidade de conhecer o perfil da prova e estar ainda mais preparado”, indica Gabriela.

 

2 - Mantenha-se informado

 

Para discorrer de maneira satisfatória sobre o tema solicitado no Enem, é necessário estar bem informado em relação aos assuntos da atualidade e às visões críticas sobre os acontecimentos mais recentes. Segundo a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, temas relacionados às questões culturais, memória e cidadania têm chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis.

 

Ela explica que a base é sempre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o uso racional dos recursos ambientais para se pensar em um futuro mais respeitoso e digno. “Estudar atualidades auxilia a ter cada vez mais elementos que facilitarão a compreensão da dinâmica social, o que o ajudará a entender e a discorrer a respeito de qualquer tema”, indica.

 

3 - Entenda a norma culta

 

A redação do Enem exige que o candidato domine a modalidade formal da Língua Portuguesa. Portanto, é de suma importância saber diferenciar os registros orais dos escritos. Desse modo, é preciso evitar no texto as marcas de oralidade, que são as expressões informais usadas no cotidiano – a não ser que sejam propositalmente inseridas.

 

Acertar em acentuação, pontuação e concordância é fator decisivo para não perder pontos e obter uma boa nota. Por isso, esteja atento às correções feitas em suas redações por professores, estude as regras gramaticais e tente não errar no próximo texto.

 

4 - Aprenda a criar uma boa proposta de intervenção

 

Uma das competências avaliadas no Enem é a proposta de intervenção. Sozinha, essa competência vale até 200 pontos na média geral da dissertação-argumentativa. O candidato deve refletir e argumentar sobre o tema apresentado, sugerindo uma solução benéfica para a sociedade. E esses argumentos, segundo Gabriela, não podem ser superficiais. O estudante deve utilizar elementos externos no texto.  

 

5 – Utilize o tempo indicado para produzir os textos

 

Mais do que a preocupação com o tema da dissertação, o estudante deve empenhar-se em organizar sua produção e planejar o texto. Neste sentido, treinar o tempo que será destinado à redação no contexto da prova é fundamental.

 

6- Acostume-se com o espaço da dissertação 

 

Um dos pontos importantes é habituar-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro deste espaço. É necessário estar atento ao espaço disponível para a escrita e ao objetivo do texto.

 

7- Tenha um repertório cultural amplo

 

Utilizar citações da música e literatura nacional pode ajudar o estudante a fazer uma analogia ao tema e elaborar uma boa argumentação.

 

Para conferir outras dicas da especialista em Redação e saber mais sobre como se dar bem no Enem, acesse a TV Poliedro, no Youtube, canal de videoaulas e orientações de preparação para o vestibular, com mais de 225 mil inscritos e 25 milhões de visualizações.